PUBLICIDADE
Logo do Paraná

Paraná

Favoritar Time

Atletas do futebol paranaense são fatiados com empresários

1 out 2014 - 13h40
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Ida de representantes a sede do Paraná chega a ser noticiada no site oficial
Ida de representantes a sede do Paraná chega a ser noticiada no site oficial
Foto: Paraná Clube / Divulgação

O futebol brasileiro é altamente dependente de grupos de investidores e empresários para que os clubes tenham condições de colocar atletas em campo para disputar as suas respectivas competições durante a temporada. E o cenário paranaense não é diferente.

A nova determinação da Fifa causará impacto no Estado e no país, já que no Brasil o percentual de jogadores fatiados entre clubes e terceiros chega a aproximadamente 80%. Em Curitiba, o trio da capital também vive algo bem semelhante.

Durante a semana, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade confessou em entrevista ao SporTV, na segunda-feira, de que seu atual elenco no Coritiba está representado da seguinte forma: o clube paranaense é responsável por 56% dos direitos econômicos, enquanto os 44% restantes são divididos entre empresários e investidores.

A declaração vai contrária, entretanto, ao que o mandatário alviverde falou à reportagem, quando questionado sobre o impacto dentro do Alto da Glória. “Não vejo problema ao Coritiba, porque temos poucos investidores aqui dentro”, relatou na semana passada.

No time titular, por exemplo, apenas o goleiro Vanderlei tem 100% dos direitos federativos ao clube. Leandro Almeida é 50% do Dínamo de Kiev-UCR, enquanto Luccas Claro é dividido com o empresário. Do ala Carlinhos, o Coritiba tem 30%. O último que resta é o meio Robinho, com 25%. Nos demais, nada.

Foto: Paraná Clube / Divulgação

A situação mais emblemática acontece no Paraná Clube. Em parceria com a Amaral Sports, a empresa tem quase duas dezenas de atletas representados, entre jogadores que estão atualmente no elenco e atletas que foram dispensados durante a temporada. A categoria de base também é bem representativa no grupo atual, com mais de 10 jovens revelações. Nos dois cenários, o clube possui percentual de atletas em todos.

Esse é o único caso em que uma parceria possui uma boa representação única dentro de um clube, com o empresário Marcos Amaral. O Coritiba, até meados de 2012, ainda possuía uma relação forte com a LA Sports, que também esteve no Paraná entre 2006 e 2007, além de 2011. Agora, a fatia é dividida.

Da mesma forma acontece no Atlético-PR, que ainda tem uma parceria com a Ferroviária, de Araraquara, e a Andraus Brasil, mas com raro sucesso. No elenco principal, o rubro-negro possui um bom percentual dos direitos da maioria dos jogadores, até por ter um grupo jovem e com jogadores criados no CT do Caju, mas também vê empresários de várias vertentes.

Para mudar esse panorama, a Fifa já anunciou que os atletas não poderão ser mais percentual cedido aos empresários e grupos de investidores. Assim, apenas o clube terá esse direito. Além disso, a organização só anunciará a regulamentação desta nova determinação em março de 2015.

O período de adaptação será entre três ou quatro anos. Um tempo importante para que os clubes possam mudar a filosofia, investir ainda mais em suas categorias de base e se acostumar com o mercado, sem poder fatiar talentos para pagar salários atrasados ou comprar estrelas, o que ocorre muito pelo Brasil afora.

Confira abaixo o levantamento do Terra na representação dos atletas paranaenses com empresário e empresas:

Rafael Stival: Marcos Serrato, Marcos Guilherme, Léo Pereira, Luccas Claro

Gustavo Arribas: Mosquito

Alexandre Loures: Anderson Aquino

Nadim Andraus: Geraldo

Traffic: Dellatorre

Pablo Miranda: Marcelo

LA Sports: Robinho, João Paulo, Gil

PSTC: Deivid, Abner

Roberto Gilvaz: Weverton

Marcos Malaquias: Keirrison

Nenê Zini: Baraka

Diogo Silva: Rosinei

DIS: Leandro Almeida

Amaral Sports: Diego Alemão, Anderson Rosa, Tiago Silva, Gerônimo, Paulinho, Chiquinho, Carlinhos, Cambará, Edson Sitta, Ricardinho, Netinho, Bismarck, Paulinho Oliveira, Lucas Pará, Giancarlo

Miguel Calluf Neto (MMC Sports): Alisson, Júlio César (Paraná), Arthur, Reginaldo

Sérgio Malucelli: Joel

Lipatin Sports: Cleiton, Rodrigo Mann, Germano

Eduardo Uram: Júlio César (Coritiba)

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade