PUBLICIDADE

Estaduais

Negócio da China? Brasil perde 7º jogador para país em 2015

Saída de Jadson do Corinthians ao Jiangsu Sainty foi apenas mais um desfalque provocado pelo futebol chinês à nação pentacampeã mundial de futebol

24 fev 2015 - 13h39
(atualizado em 6/8/2015 às 07h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi-se o tempo em que o futebol brasileiro perdia atletas apenas para a Europa. Agora, a fragilidade do esporte mais popular do planeta em solo verde-amarelo tem feito com que alguns dos principais jogadores deixem o País rumo a centros em que o futebol não é lá tão tradicional. Depois do chamado "Mundo Árabe", é a China que vem desfalcando os maiores clubes do Brasil recentemente. Além dos bons Montillo, Muriqui, Elkeson, Aloísio e Alan (que já jogavam por lá), agora são mais sete jogadores que saíram da nação pentacampeã mundial para atuar em solo chinês. Todos se transferiram em 2015. Relembre abaixo:

Darío Conca

Sem condições de permanecer no Fluminense neste ano, o argentino teve o nome especulado em Corinthians, São Paulo e Fluminense. A venda dele se transformou em uma novela. Mas, no fim, foi o modesto Shanghai Dongya quem o contratou. O argentino já havia atuado no futebol chinês entre 2011 e 2013, pelo Guangzhou Evergrande.

<p>Conca deixou o Fluminense rumo ao futebol chinês</p>
Conca deixou o Fluminense rumo ao futebol chinês
Foto: Photocamera

Ricardo Goulart

Um dos pilares do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, o meia-atacante surpreendeu a todos ao anunciar saída à China em janeiro deste ano. O jogador deixou Minas Gerais para atuar no Guangzhou Evergrande, e o valor estimado da transferência é de 15 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões).

<p>Ricardo Goulart foi ao Guangzhou Evergrande</p>
Ricardo Goulart foi ao Guangzhou Evergrande
Foto: . / Reprodução

Diego Tardelli

Camisa 9 da Seleção Brasileira e principal jogador do Atlético-MG no título da Copa do Brasil do ano passado, o atacante causou muita polêmica ao anunciar que não permaneceria na equipe mineira em 2015. Depois de diversas especulações, fechou com o Shandong Luneng para ser o substituto de Vagner Love e voltar a ser comandado pelo técnico Cuca.

<p>Diego Tardelli com a camisa do Shandong Luneng</p>
Diego Tardelli com a camisa do Shandong Luneng
Foto: Shandong Luneng / Divulgação

Hernán Barcos

O caso do argentino é o mais curioso. Ele inicialmente foi negociado com o Changchun Yatai, mas depois teve de mudar de clube dentro da China mesmo sem entrar em campo. Tudo isto porque o próprio Changchun contratou Marcelo Moreno - o que fez Barcos se transferir ao Tianjin Teda.

<p>Barcos trocou o Grêmio pelo futebol chinês</p>
Barcos trocou o Grêmio pelo futebol chinês
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

Marcelo Moreno

Um dos goleadores do Campeonato Brasileiro do ano passado pelo Cruzeiro, o boliviano voltou ao Grêmio no início da temporada, mas “durou” pouco. Só entrou em campo em quatro partidas antes de ser vendido ao Changchun Yatai - o que provocou a mudança de Barcos já do outro lado do planeta. A dificuldade financeira do clube gaúcho foi bem aproveitada pela China.

<p>Marcelo Moreno pegou a ponte aérea para jogar do outro lado do planeta</p>
Marcelo Moreno pegou a ponte aérea para jogar do outro lado do planeta
Foto: Heuler Andrey / Getty Images

Zé Love

O atacante, que pertence ao Genoa, mas atuou pelo Coritiba no ano passado, assinou com o Shanghai Shenxin há poucos dias. Ele comemorou a transferência à Ásia. “O futebol chinês vem crescendo a cada temporada. Grandes jogadores do Brasil estão se transferindo para cá e elevando o nível técnico do país”, disse.

<p>Zé Love se transferiu ao Shanghai Shenxin </p>
Zé Love se transferiu ao Shanghai Shenxin
Foto: Geraldo Bubniak / Gazeta Press

Jadson

A saída de Jadson rumo ao Jiangsu Sainty foi surpreendente. O meia começava a ganhar espaço no Corinthians após a venda de Lodeiro ao Boca Juniors e havia, inclusive, anotado gol em sua ex-equipe, o São Paulo. Contudo, uma proposta milionária do time chinês (somada à dificuldade financeira enfrentada pelo time paulista) fez com que ele se despedisse antes de flertar com o carinho dos alvinegros. O dinheiro da transferência pode ajudar na renovação de Guerrero.

<p>Jadson vai jogar pelo Jiangsu Sainty </p>
Jadson vai jogar pelo Jiangsu Sainty
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade