PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Punição ao Barça não deve interferir em compra de Douglas

20 ago 2014 - 09h35
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A proibição do Barcelona de contratar jogadores nas próximas duas janelas de transferência, em janeiro e julho/agosto de 2015, não deve interferir na compra do lateral são-paulino Douglas, de acordo com a imprensa espanhola. Os dois principais diários esportivos da Catalunha, Sport e Mundo Deportivo, afirmaram que o clube provavelmente fechará com o jogador até 31 de agosto - data-limite para negociações - e o deixará emprestado no São Paulo até a próxima temporada.

A tática de comprar jogadores até o fim do mês e deixá-los emprestados em seus clubes atuais, aliás, deve ser a saída encontrada pelo Barcelona para tentar driblar a punição da Fifa. Os nomes mais especulados no momento, além de Douglas, são os do meia colombiano Cuadrado, da Fiorentina, e do meia-atacante alemão Reus, do Borussia Dortmund.

O Sport chega até a afirmar que Douglas já é uma certeza no Barcelona para a próxima temporada. Ele é visto como substituto de Daniel Alves, cujo contrato com o time espanhol se encerra no meio de 2015.

Entenda a punição ao Barcelona

Presidente do São Paulo despista sobre Douglas no Barcelona:

Uma investigação conduzida no decorrer do ano passado pela Fifa foi o que causou a punição ao Barcelona. Segundo a entidade, o clube e a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) "quebraram várias regras" a respeito da transferência e registro de "menores de idade não-espanhóis". A investigação envolveu 10 jogadores que foram contratados e registrados entre 2009 e 2013, mas nenhum nome foi citado.

A principal determinação a respeito da transferência internacional de jogadores menores de 18 anos está no artigo 19 do Regulamento de Status e Transferência de Jogadores, documento da Fifa sobre o assunto. Segundo esse artigo, menores de idade só podem participar de transferências internacionais nos seguintes casos: se os pais do atleta se mudarem para o novo país por razões não ligadas ao futebol; se a transferência acontecer dentro do território da União Europeia; ou se jogador e clube ficarem a menos de 50 km da fronteira entre os países.

Além da proibição de contratar atletas, o Barcelona foi multado em 450 mil francos suíços (R$ 1,15 milhão) e recebeu um aviso para regularizar a situação dos jogadores em 90 dias, contando a partir desta quarta. Já a RFEF foi multada em 500 mil francos suíços (R$ 1,28 milhão) e terá um período de um ano para regularizar seu sistema de transferências internacionais de acordo com as normas da Fifa. O time catalão vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade