0

Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta são indicados ao Bola de Ouro 2012

29 nov 2012
11h49
atualizado às 13h56

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Andrés Iniesta, são os três finalistas do prêmio Bola de Ouro 2012, organizado pela Fifa e pela revista France Football, e tiveram seus nomes anunciados coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo.

A brasileira Marta foi indicada como melhor jogadora do ano, junto com as americanas Alex Morgan e Amby Wamback, campeãs olímpicas nos Jogos de Londres 2012. A meia-atacante da seleção brasileira arrebatou a Bola de Ouro cinco vezes seguidas, entre 2006 e 2010.

Entre os homens, Messi, do Barcelona tentará se sagrar o melhor do mundo pela quarta vez consecutiva. Para isso, o argentino precisará bater o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, o melhor em 2008, e seu companheiro de clube Andrés Iniesta, campeão da Eurocopa este ano com a seleção espanhola.

Quem acabou sobrando na lista foi o atacante Neymar, do Santos e da seleção brasileira. Essa foi a segunda vez que o brasileiro foi indicado para na pré-lista, mas não conseguiu chegar a final. Com relação ao ano passado, no entanto, só houve uma mudança na lista final, com Iniesta no lugar de Xavi, também do Barcelona e Espanha.

Na lista de candidatos ao prêmio de melhor técnico de futebol masculino do ano, domínio também da dupla Barcelona e Real Madrid, junto com a 'Fúria'. Foram indicados o espanhol Josep Guardiola, que deixou o clube catalão no meio do ano, o português José Mourinho, e o também espanhol Vicente del Bosque.

Entre os comandantes de equipes femininas, foram indicados dois homens e uma mulher. Entre os concorrentes estão a sueca Pia Sundhage, técnica da seleção dos Estados Unidos, o japonês Norio Sasaki, campeão mundial em 2011 com a seleção de seus país, além do francês Bruno Bini, quarto colocado nos Jogos de Londres, com a França.

A final dos técnicos de futebol feminino é a única em que os três nomes se repetiram com relação ao da premiação no ano passado. Em 2011, quem ficou com a Bola de Ouro foi Norio Sasaki.

Os indicados foram revelados em evento que contou com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, do secretário-geral da entidade, Jérôme Vacke, e de Ronaldo, membro do Comitê Local da Copa de 2014, além da própria Marta.

Os três finalistas que serão divulgados foram escolhidos através dos votos de jornalistas, técnicos e capitães das seleções nacionais, a partir de lista prévia. Agora no dia 7 de janeiro, em Zurique, os melhores da temporada, por categoria, além da Seleção Mundial da Fifa serão oficializados.

EFE   
publicidade