PUBLICIDADE

Milan dá lição tática e supera o Barça em San Siro na Liga dos Campeões

20 fev 2013 - 20h37
(atualizado às 20h38)
Compartilhar

O Milan impressionou a todos ao anular o poder ofensivo do Barcelona para vencer por 2 a 0 em San Siro, deixando muito bem encaminhada a vaga para as quartas de final da Liga dos Campeões.

Desacreditados por ter realizado um péssimo início de temporada, os italianos surpreenderam a todos ao conseguir este grande resultado diante de um time que era considerado um dos grandes favoritos ao título.

O Barça teve muito mais posse de bola, mas praticamente não ameaçou o time da casa, que deu uma lição de rigor tático e pode até se dar o luxo de perder por um gol de diferença no jogo de volta, que será disputado no dia 12 de março no Campo Nou.

Até mesmo o craque argentino Lionel Messi, que vem quebrando um recorde atrás do outro nesta temporada, teve uma atuação apagada e não conseguiu furar o 'catenaccio' italiano.

O Milan se mostrou mais objetivo e aproveitou as poucas chances de gol que criou. A vitória 'rossonera' também deve ter sido comemorada em Gana, já que foram dois jogadores do país que balançaram as redes.

Kevin-Prince Boateng abriu o placar aos 12 do segundo tempo e Sulley Muntari selou o resultado aos 36.

A última vez que o Barça caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões foi em 2007, quando foi eliminado pelo Liverpool. Desde então, sempre chegou pelo menos às semifinais e conquistou o título duas vezes (em 2009 e 2011).

Mesmo jogando na retranca, o Milan criou a primeira chance do jogo aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o jovem atacante Stephen El Shaarawy quase ficou cara a cara com o goleiro Valdés após receber um grande lançamento de Muntari, mas se atrapalhou na hora de matar a bola e Puyol conseguiu afastar o perigo.

No escanteio que seguiu a jogada, Boateng quase abriu o placar ao mandar um voleio rente à trave.

Isso acabou acontecendo aos 12 da etapa final, num lance polêmico. Montolivo soltou uma bomba de fora da área que bateu na mão de Zapata. O ganês pegou a sobra e levou San Siro ao delírio com um chute de canhota sem chances para Valdés.

Os jogadores do Barça chegaram a reclamar da arbitragem, mas o toque de mão do zagueiro não parecia proposital.

Boateng já tinha brilhado contra o time catalão na temporada passada, quando marcou um gol antológico na derrota por 3 a 2 dos italianos neste mesmo estádio de San Siro.

Cinco menos depois, Messi teve a oportunidade de empatar numa cobrança de falta. No entanto, não era o dia do argentino, que mandou a bola para a arquibancada.

O Barça pressionou, mas só levou perigo aos 31, quando Iniesta arriscou de fora da área, mas a bola passou por pouco na esquerda do gol de Abbiati.

Os catalães foram castigados novamente quatro minutos com um golaço de Muntari, na conclusão de uma bela jogada coletiva iniciada por Niang, que tocou para El Shaarawy ajeitar de primeira para o ganês.

A forma com a qual o Milan superou o Barça lembra um pouco a façanha do outro time de Milão, a Inter, que venceu por 3 a 1 em San Siro nas semifinais da edição de 2010.

No jogo de volta, o time 'nerazzurro', comandado na época pelo técnico português José Mourinho, perdeu por 1 a 0 no Camp Nou, resultado suficiente para garantir a classificação, e acabou conquistando o título ao derrotar o Bayern de Munique na final.

O Milan pode se espelhar no arquirrival se quiser fazer história e mostrar de vez que deu a volta por cima após ter ficado perto da zona de rebaixamento do Campeonato Italiano em outubro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade