PUBLICIDADE

Mineirão é o primeiro estádio da Copa de 2014 a inaugurar usina solar

17 mai 2013 - 18h52
Compartilhar

O Mineirão é o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ter uma usina solar. Nesta sexta-feira, o Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig, promoveram a cerimônia de entrega da Usina Solar Fotovoltaica (USF) do estádio. O empreendimento foi financiado em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha. O evento faz parte das comemorações do Ano da Alemanha no Brasil.

A usina tem uma potência instalada de 1,42 MWp, com cerca de 6.000 módulos fotovoltaicos, sendo que toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. Com essa potência, a USF será capaz de atender, aproximadamente, 900 residências de médio porte.

Já a implantação da USF Mineirinho, que terá uma potência de 1,1 MWp, está em processo de elaboração de edital.

A energia elétrica será injetada na rede da Cemig, por meio da subestação de alimentação do Mineirão, situada dentro do estádio. Toda a energia produzida será introduzida na rede, sendo que 10% vai retornar à Minas Arena e será utilizada dentro do Gigante da Pampulha.

"Em um país como o nosso, com cultura e futebol alegres e contagiantes, nada mais natural que as grandes arenas esportivas sejam aparelhadas com usinas solares, como estamos fazendo no Mineirão", destacou o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, antes de completar: "pretendemos estender esse projeto a outros estádios e ginásios do Estado".

"A USF Mineirão deverá estar operando comercialmente na Copa das Confederações, em junho deste ano, evento que antecede a Copa do Mundo de 2014", disse o coordenador Alexandre Heringer Lisboa.

A iniciativa de se instalar uma central geradora de energia a partir dos raios do sol no Mineirão e no Mineirinho foi inspirada nos estádios de Freiburg, cidade alemã, e nos estádios solares construídos para a Eurocopa 2008, na Áustria e Suíça.

"Outra edificação que poderá receber uma usina solar fotovoltaica é o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte", afirmou Heringer.

No Mineirão, a usina começou a ser montada em dezembro do ano passado, com os trabalhos de preparação e impermeabilização da cobertura para a montagem das estruturas metálicas de suporte das placas fotovoltaicas. A Usina contribuirá para que o Mineirão seja reconhecido como uma edificação sustentável, obtendo a certificação de Green Building.

O presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, destacou o pioneirismo da usina solar no Mineirão, que é a primeira instalada em estádio da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. "A inauguração da usina é motivo de muito orgulho, pois é fruto de muito trabalho e dedicação de todos envolvidos na instalação", afirmou.

Pronto desde dezembro do ano passado, o Mineirão receberá Taiti x Nigéria, dia 17 de junho, Japão x México, dia 22, além de uma semifinal da Copa das Confederações, no dia 26 de junho deste ano. Já na Copa de 2014, o estádio mineiro sediará seis partidas, incluindo uma oitavas de final e outra semifinal.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade