2 eventos ao vivo

Morte do meio-campista camaronês Marc-Vivien Foe completa dez anos

26 jun 2013
16h32

Há exatos dez anos, no dia 26 de junho de 2003, o meio-campista camaronês Marc-Vivien Foe morreu após sofrer um ataque cardíaco, durante partida entre a seleção de seu país e a Colômbia, pela semifinal da Copa das Confederações. Ele desabou no gramado aos 30 minutos do segundo tempo e faleceu no mesmo dia, depois de chegar ainda com vida a um hospital em Lyon, na França, palco do jogo.

Foe jogava no Manchester City, tinha 28 anos e era titular da equipe camaronesa, tendo inclusive participado da vitória por 1 a 0 sobre o Brasil, ainda na primeira fase da Copa das Confederações. No jogo contra a Colômbia, a seleção de Camarões havia aberto 1 a 0 logo aos nove minutos de jogo, o que garantiu ao time africano a vaga na final.

No jogo decisivo, contra a França, a seleção africana conseguiu ter foco suficiente para garantir um empate por 0 a 0 no tempo regulamentar. Mas, ainda abalados, viram Thierry Henry balançar as redes com sete minutos de prorrogação, dando o título aos anfitriões. O atacante francês dedicou o gol a Foe, e os demais atletas da equipe europeia também prestaram diversas homenagens ao meio-campista. O Manchester City, por sua vez, aposentou a camisa número 23, usada por ele.

"Ele era extremamente verdadeiro e agradável. Tudo o que ele fez foi com um sorriso no rosto, e acredito que representou o melhor do que nós, os jogadores de futebol, carregamos", disse Shaka Hislop, companheiro de Foe no West Ham, à BBC.

O meio-campista deixou a esposa e dois filhos, um de nove anos e outro de seis. O funeral contou com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, do presidente camaronês e de milhares de pessoas.

No ano seguinte, em 2004, o húngaro Miklos Feher, do Benfica, e Serginho, do São Caetano, também faleceram dentro do gramado em decorrência de problemas cardíacos. Em 2012, Piermario Morosini, do Pecara, morreu pelo mesmo motivo durante partida da segunda divisão do Campeonato Italiano.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade