PUBLICIDADE

Japão recebe campeãs do mundo de futebol como estrelas

19 jul 2011 - 13h46
(atualizado às 14h42)
Compartilhar

O Japão deu à sua seleção feminina de futebol um tratamento de estrelas de rock no retorno das jogadoras ao país, após uma deslumbrante conquista do título na Copa do Mundo feminina de futebol, na Alemanha. Pouco habituadas a celebrações, as jogadoras cruzaram o salão de chegada do aeroporto de Tóquio diante de centenas de fãs que tiravam fotos.

"Não nos demos conta de que havíamos ganhado o Mundial até que aterrissamos no aeroporto de Narita", disse a jornalistas a capitã Homare Sawa, eleita a melhor jogadora do torneio e a artilheira da competição. "Nunca vi tanta gente chegar para nos receber", acrescentou a talismã das "Nadeshiko" - apelido da seleção e o nome de um tipo de cravo rosa que simboliza a graça e o estoicismo. "Foi alucinante".

Depois, as jogadoras tiveram que enfrentar uma multidão de cerca de 300 jornalistas, com a taça da Copa do Mundo, o troféu de melhor jogadora de Sawa, a Bola de Ouro e o troféu de Fair Play brilhando entre elas.

Responsáveis pelo primeiro título mundial de futebol conquistado por um país asiático, as atletas se deram conta de uma grande façanha: derrotar os Estados Unidos nos pênaltis na final de domingo, em Frankfurt.

Até Sawa, autora de 80 gols em 173 partidas pela seleção, se mostrou emocionada e cobriu a boca com a mão em um típico sinal japonês de vergonha. "Escutei um rumor de que havia muita gente, mas esse é como um evento da equipe masculina", disse o técnico Norio Sasaki. "É outra página na história das Nadeshiko."

Melhor jogadora do Mundial, Homare Sawa agradece recepção
Melhor jogadora do Mundial, Homare Sawa agradece recepção
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade