PUBLICIDADE

Mundial Sub 20

Spray para indicar barreira ganha espaço e é inserido no Mundial Sub-20

Até março de 2012, uso do artefato era limitado à América do Sul; com aprovação da Ifab, produto foi inserido em países de outros continentes

21 jun 2013 - 18h49
(atualizado às 22h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Árbitro usa artefato durante jogo realizado em Massachussets, em maio do ano passado
Árbitro usa artefato durante jogo realizado em Massachussets, em maio do ano passado
Foto: Getty Images

Já amplamente utlizado no futebol brasileiro, o spray que indica o local de faltas e linhas da barreira começou a ser usado pela primeira vez em um torneio da Fifa - o Mundial Sub-20 -, nesta sexta-feira (21), na Turquia.

"Estrear num Mundial da Fifa é sem dúvida o passo mais importante que já demos, junto com a aprovação que nos foi dada pela Ifab (International Football Association Board)", disse o inventor e produtor do spray, o argentino Pablo Silva. Até março de 2012, quando a Ifab autorizou seu uso em qualquer torneio, o artefato era limitado à América do Sul.

Silva disse que agora pretende redobrar seus esforços para que o produto, batizado de "Aerosol 9-15" - alusão à distância de 9,15 metros da falta até a área -, seja também usado na Copa de 2014, no Brasil.

A marca deixada pelo spray desaparece em pouquíssimo tempo - de 45 segundos a 2 minutos -, tornando seu uso atraente para jogos. Silva já havia apresentado o produto num recente seminário para árbitros no Rio de Janeiro, antes da Copa das Confederações, e disse que os representantes europeus ficaram muito impressionados com a invenção, que desconheciam.

O empresário contou que teve a ideia do spray quando, em um jogo amador, bateu uma falta e viu a barreira repentinamente se aproximar a cinco metros dele, sem que o árbitro repetisse a cobrança.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade