PUBLICIDADE

Seleção Sub-20 quer vencer México no Mundial depois de eliminação em 1977

16 ago 2011 - 14h40
(atualizado às 14h55)
Compartilhar

A Seleção Brasileira Sub-20 volta a enfrentar, nesta quarta-feira, o México pelas semifinais do mundial da categoria, 34 anos após confronto de 1977, quando foi eliminada nos pênaltis pelo adversário na primeira edição do torneio, disputada na Tunísia.

Desta vez, o Brasil, tetracampeão mundial da categoria, é apontado como favorito no duelo que será disputado no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade colombiana de Pereira, às 20h locais (22h de Brasília).

Em 1977, no Estádio El Menzah de Rades, na Tunísia, o México abriu o placar aos 8min do segundo tempo com Rergis e o Brasil empatou seis minutos depois com Jorge Luiz. Na disputa de pênaltis, os mexicanos levaram a melhor (5 a 3) e avançaram para a decisão do primeiro mundial da categoria, na qual perderam para a União Soviética.

O Brasil acabou ficando em terceiro, após golear por 4 a 0 o Uruguai, com gols de Cléber, Paulo Roberto, Paulinho e Tião.

Ney Franco, técnico atual da Seleção Sub-20, prefere não lembrar o que aconteceu há 34 anos e está mais preocupado em encontrar o esquema tático mais adequado para enfrentar os mexicanos, que protagonizaram uma das maiores surpresas da competição ao eliminar a anfitriã Colômbia nas quartas.

"Eles contam com individualidades de altíssimo nível. Além disso, chegam com muita confiança após terem derrotado a Colômbia, já que ninguém esperava que eles fossem vencer esse jogo", afirmou.

O treinador também destacou que o México jogava "com uma disposição tática totalmente diferente" da Espanha, que o Brasil derrotou nos pênaltis, na partida de quartas de final disputada no último domingo.

Já o técnico mexicano Juan Carlos Chávez destacou que uma das forças da sua equipe é o entrosamento entre os jogadores, que já representaram o país em todas as categorias de base. "Estamos formando o nosso grupo há dois anos e acumulando muita experiência em competições no mundo inteiro", explicou o treinador.

O atacante mexicano Edson Rivera declarou que sua equipe estava "muito motivada, já que enfrenta um adversário muito forte, um dos melhores do mundo em todas as categorias".

O trio de arbitragem para a partida dessa quarta-feira será da Inglaterra, com o juiz Mark Clattenburg auxiliado por Simon Beck e Stephen Child.

Ney Franco tenta achar a formação ideal para encarar o México
Ney Franco tenta achar a formação ideal para encarar o México
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade