PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Blatter diz que energia do Mazembe surpreendeu o "Porto Alegre"

17 dez 2010 - 07h39
(atualizado às 07h58)
Compartilhar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, publicamente não pode dizer que torce para o Mazembe. Mas ficou evidente em seu discurso nesta sexta-feira, durante entrevista em Abu Dhabi, que existe uma simpatia acima do normal com o time da República Democrática de Congo no Mundial de Clubes.

Logo na abertura, sem nenhuma questão ter sido formulada, Blatter disse que "uma nova página foi escrita no futebol pagina com um time africano na final do Mundial de Clubes". E viu o fato como uma indicação de que o futebol africano está em desenvolvimento.

"Para mim que estive na África do Sul e vi o desenvolvimento do futebol na região, sempre esperei por um time africano tão longe. Eu esperava das seleções nacionais, mas Gana parou nas quartas de final", disse, relembrando a derrota do país para o Uruguai na Copa do Mundo da África do Sul.

Questionado sobre como avaliava a derrota do Internacional, Blatter fugiu pela tangente. Disse que não poderia falar como presidente da Fifa, mas em sua "análise pessoal" evidenciou uma grande simpatia pelo Mazembe, que desafia a Inter de Milão neste sábado, às 15h (de Brasília), na decisão do Mundial.

"Eu posso falar como fã de futebol. Apenas digo que é um bom time, mas o adversário deles tiveram mais energia e vontade para vencer. Devem ter surpreendido com a energia do Mazembe, que durou 90 minutos. Mas o Porto Alegre é um grande time, é evidente. Ganhou a Copa Libertadores, mas temos que dar mais crédito para o que o Mazembe fez", disse.

O uso da palavra Porto Alegre para se referir ao Internacional foi recorrente na entrevista. Até como uma forma de diferenciar o time gaúcho da Inter de Milão, também presente na competição que pode marcar o título mais importante da África na história do futebol.

"O Mazembe abriu uma nova era. Ele quebrou a hierarquia do futebol com uma final que não tenha sul-americano ou europeu", completou, entusiasmado com uma final diferente da usual.

Vítima da referência, presidente da Fifa errou em nome de representante sul-americano do Mundial
Vítima da referência, presidente da Fifa errou em nome de representante sul-americano do Mundial
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade