PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Contra Barça, Santos tenta conquistar o mundo e coroar geração Neymar

17 dez 2011 - 23h52
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Yokohama

O tão esperado duelo que todos os santistas sonhavam desde a conquista da Copa Libertadores, enfim, chegou. Neste domingo, a partir das 8h30 (horário de Brasília), no Estádio Internacional de Yokohama, os comandados do técnico Muricy Ramalho medem forças com o time sensação dos últimos anos e apontados como um dos melhores da história: o Barcelona.

» Veja linha do tempo e relembre todos os campeões mundiais

Com o favoritismo jogado totalmente para o lado do adversário em diversas declarações dadas desde a chegada ao Japão, o time do Santos tenta surpreender o mundo, marcar seu nome na história como fez na era Pelé e coroar definitivamente a geração "capitaneada" pelo jovem Neymar, que conquistou Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Libertadores.

É o próprio Neymar que promete protagonizar o duelo aguardado por diversos fãs do futebol. Contra Messi, o santista mantém a humildade e prefere ressaltar o trabalho das duas equipes do que o individual, como já vinha fazendo há meses quando é comparado com o argentino. "O duelo não é Messi x Neymar. É cada um em sua equipe, não existe duelo um contra um, mas o jogo marcará história", diz.

O ponto mais importante para a equipe de Muricy Ramalho foi reconhecer desde o início que é o azarão na partida. Mas mesmo sem um grande elenco como tem o Barcelona, o treinador sabe que é possível surpreender o time catalão, já que é apenas uma partida para se sagrar campeão.

"Eu acho que aqui não é jogo de palavras, de jogar favoritismo para cima de alguém. Esta é a pura realidade. O Barcelona é o favorito e essa é a realidade para todo mundo, não adianta enganar alguém. Agora, acontece de você ser favorito e perder. Já ganhei quando tinha times inferiores. Isso acontece sempre no futebol e tomara que isso aconteça amanhã", afirmou o treinador, na entrevista que antecede a partida.

Para a partida decisiva, o treinador santista preferiu manter mistério e deixa uma dúvida na cabeça dos jornalistas e dos rivais de como entrará em campo neste domingo. Não se sabe se o treinador fará a manutenção do time que passou pelo Kashiwa Reysol ou se fará alterações, como a possível entrada de Léo nos lugares do zagueiro Bruno Rodrigo (fazendo Durval voltar para zaga) ou do meia Elano (colocando a equipe em um esquema 3-5-2). Outra possibilidade, menos provável, é a presença de Alan Kardec no meio-campo santista.

Do lado do Barcelona, Guardiola também deixa dúvidas no ar, principalmente no setor ofensivo. Sem a presença de David Villa, que lesionou a tíbia e voltou à Espanha, e com o possível desfalque do chileno Alexis Sanchez, o treinador deve ter Pedro, Messi e Fábregas no setor ofensivo.

Santos x Barcelona

Santos

Rafael; Danilo, Bruno Rodrigo (Léo), Edu Dracena e Durval; Arouca, Henrique, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges

Técnico: Muricy Ramalho

Barcelona

Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas; Messi e Pedro

Técnico: Josep Guardiola

Data: 18/12/2011 (domingo)

Horário: 8h30 (horário de Brasília)

Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão)

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)

Assistentes: Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão)

Santistas jogam favoritismo para o lado do Barcelona antes de aguardado duelo
Santistas jogam favoritismo para o lado do Barcelona antes de aguardado duelo
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade