PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Abandonado por espanhóis, Real joga "em casa" no Marrocos

20 dez 2014 - 14h12
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

As ruas de Marrakech foram tomadas por camisetas e bandeiras do Real Madrid neste sábado, dia da decisão do Mundial de Clubes entre a equipe europeia e o San Lorenzo, da Argentina. Mas pouquíssimos dos madridistas que desfilam pela medina local sabem falar espanhol, ou sequer estiveram alguma vez na vida no Santiago Bernabéu. Trata-se de uma legião marroquina que idolatra o clube mais do que os próprios times do país.

<p>Fãs de futebol no Marrocos costumam torcer para Real Madrid ou Barcelona</p>
Fãs de futebol no Marrocos costumam torcer para Real Madrid ou Barcelona
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra

"Sou torcedor do Real desde que nasci. Desde Hugo Sánchez, Butragueño, Ronaldo, todos os galácticos. Meu coração é branco", contou Saad Saifeddine. O torcedor fez parte de um grupo com centenas de marroquinos que recepcionou o presidente do Real, Florentino Pérez, em Marrakech, neste sábado.

Pérez agradeceu o apoio local e disse que "aqui nos sentimos em casa. Sabemos o quanto o povo marroquino ama o nosso clube. A festa no Marrocos pela conquista de La Décima (o décimo título da Liga dos Campeões, vencido pelo Real em 2014) foi impressionante. Seremos eternamente gratos e esperamos conquistar o Mundial de Clubes para esse povo também".

O apoio local, de fato, ajuda o Real. Isso porque é difícil encontrar torcedores espanhóis que viajaram ao Marrocos. Não existem números oficiais, mas especula-se que os cerca de 5 mil torcedores do San Lorenzo que foram da Argentina estejam em maior número que os madridistas da Espanha em Marrakech.

<p>Pela proximidade geográfica, marroquinhos costumam adotar times da Espanha</p>
Pela proximidade geográfica, marroquinhos costumam adotar times da Espanha
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra

"Claro que todos os marroquinos têm seu clube local para torcer. Eu, por exemplo, sou torcedor do Wydad Casablanca. Mas também torcemos por times espanhóis. E o Real Madrid é um ícone mundial. É mais que uma equipe, é um símbolo universal", disse Saad.

A proximidade geográfica entre Marrocos e Espanha ajuda a explicar a popularidade do clube merengue no país. A qualidade técnica das equipes locais também. "O nível do nosso futebol é muito baixo. Nossos times não disputam títulos importantes. Então todo mundo acaba dando mais atenção para os clubes espanhóis. No Marrocos, ou você torce para o Real ou para o Barcelona", contou Lebbar Houssinu, outro fã madridista que vive em Casablanca.

A jornalista marroquina Baraah Hasan explica que torcedores do Real de outros países africanos e da região também viajaram a Marrakech para acompanhar a decisão do Mundial de Clubes. "Você pode ver nas ruas da cidade gente da Líbia, Argélia, Tunísia, Líbano. Todos querem ver de perto as estrelas do Real Madrid, principalmente Cristiano Ronaldo".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade