PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Após gafe em 2011, CNN destaca corintianos: "mais loucos do mundo?"

14 dez 2012 - 12h41
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ano e meio depois de chamar o Corinthians de “clube pequeno de São Paulo” e pedir desculpas por isso, a rede americana CNN volta a falar sobre o time alvinegro. Nesta sexta-feira, uma reportagem publicada no site da emissora tem o título “Corinthians: os fãs mais loucos do mundo?”.

Rede americana destaca que um número "estimado" de 30 mil fãs corintianos acompanham Mundial no Japão
Rede americana destaca que um número "estimado" de 30 mil fãs corintianos acompanham Mundial no Japão
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

» Vai seguir o Corinthians no Japão? Conte sua história!

A rede destaca que o Corinthians tem um número “estimado” de 30 mil fãs no Japão, onde a equipe disputa no próximo domingo, em Yokohama, a final do Mundial de Clubes contra o Chelsea.

O texto publicado pelo veículo dá espaço a declarações de alguns torcedores como Marcos Nunes, que aproveitou as férias para viajar ao Japão e afirma: “por que nós viemos aqui? O Corinthians é como uma nação, uma religião... as pessoas estão emprestando dinheiro de bancos para vir. Estão largando seus empregos, vendendo suas bicicletas, seus carros, até suas geladeiras. É verdade”.

A rede aponta que não é estranho ver fãs de esportes se sacrificarem em nome de seus times e que “para os torcedores do Corinthians nenhum sacrifício é grande o suficiente”. Sobre o Mundial, a emissora afirma que “diferentemente dos outros times, que trouxeram poucas centenas (de torcedores) no máximo, 30 mil fãs do Corinthians banharam Nagoya em preto e branco”.

“A Copa do Mundo de Clubes é pouco amada pelos clubes europeus; vista não mais como um incômodo dada a viagem envolvida. Mas no resto do mundo o torneio é levado muito a sério”, prossegue a emissora. Acerca do Corinthians, ela escreve ainda que “um incrível (número de) 15 mil torcedores apareceram no aeroporto simplesmente para ver o time decolar. Mais de 200 mil brasileiros vivem no Japão, e o governo do país emitiu um número recorde de vistos para brasileiros para o torneio, um sinal não somente da bem conhecida paixão do Brasil pelo futebol, mas também de sua economia global em crescimento e de seu poder político”.

O texto lembra que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva é corintiano e que o clube “venceu o torneio inaugural em 2000 como sede”, uma referência ao Mundial de Clubes realizado pela Fifa no Brasil. “Mas esta é a primeira vez que eles aparecem como campeões sul-americanos”, lê-se.

A CNN recorda também a história do Corinthians, destacando a origem do nome do time inspirado em um homônimo time inglês, e lembra que o Estádio de Toyota ficou “coberto com as cores do clube” na última quarta-feira, quando os comandados de Tite venceram o Al Ahly por 1 a 0, pela semifinal do Mundial.

“O 12º jogador do Corinthians provou ser a diferença”, analisa a rede americana, a mesma que em julho de 2011 se envolveu em uma saia-justa. Na ocasião, o portal da emissora se referiu ao time como "clube pequeno de São Paulo" em uma reportagem na qual falava sobre o crescimento da economia brasileira e destacava que a equipe havia acabado de fazer uma proposta de US$ 55 milhões para contratar o atacante argentino Carlos Tevez, do Manchester City.

Jornalista responsável por aquela notícia, Fareed Zakaria se retratou e pediu desculpas dias depois após admitir que foi "inundado com milhares de e-mails, muitos enfurecidos". A reportagem publicada nesta sexta-feira é assinada por James Montague. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade