0
Logo do Mundial de Clubes
Foto: terra

Mundial de Clubes

Messi volta, marca e coloca Barcelona na final do Mundial

16 dez 2009
15h49
atualizado às 16h13

Provável vencedor do prêmio de melhor do mundo entregue pela Fifa na próxima semana, o argentino Lionel Messi mostrou porque é o favorito na eleição na maior entidade do futebol. O atacante entrou no segundo tempo na semifinal do Mundial de Clubes e precisou de apenas três minutos para dar a vaga na decisão do torneio ao Barcelona. O craque marcou o segundo gol da vitória de virada por 3 a 1 sobre o Atlante, nesta quarta-feira, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi.

» Veja fotos da partida
» Veja fotos da torcida
» Veja a tabela do Mundial
» Auckland vence no fim e termina Mundial em quinto

Recuperando-se de uma lesão no tornozelo, o maior astro do Mundial só entrou no segundo tempo. O argentino torceu o pé direito na vitória por 2 a 1 do Barcelona sobre o Dynamo Kiev na Liga dos Campeões na quarta-feira da semana passada. O jogador entrou em campo aos 7min e aos 10min marcou um belo gol para dar a vaga ao Barcelona, que enfrentará o Estudiantes na decisão, neste sábado, às 14h (de Brasília).

Com o resultado, o time espanhol segue em busca do inédito título mundial. Na história, o time catalão teve duas oportunidades de erguer a taça e nas duas ocasiões caiu para times brasileiros. Em 1992, o Barcelona perdeu para o São Paulo e, em 2006, para o Internacional.

Para apitar nada menos que a semifinal do Mundial de 2009, a Fifa chamou o brasileiro Carlos Eugênio Simon. O juiz, que está confirmado para a Copa do Mundo de 2010, teve o auxílio de dois compatriotas: Altemir Hausmann e Roberto Braatz foram os bandeirinhas.

Mesmo sem o amplo favoritismo do Barcelona, o Atlante conseguiu dar um susto no time catalão. A equipe mexicana abriu o marcador logo aos 5min do primeiro tempo. Depois de um lançamento do campo de defesa, Rojas se livrou da marcação da zaga espanhola e tocou por cima de Valdéz, completando para o fundo das redes.

Atrás no marcador, o Barcelona chegou a ter 80% da posse de bola e o gol era questão de tempo, apesar da defesa do Atlante estar muito bem posicionada. Até que aos 35min, Busquets aproveitou um cruzamento da direita e deixou tudo igual.

Já no segundo tempo, o jogo continuou igual, com o Barcelona pressionando, mas sem muita objetividade. Até que o camisa 10 Messi entrou em campo e mudou a partida. Três minutos depois que pisou no gramado, aos 10min, o craque recebeu belo passe, driblou o goleiro e virou para a equipe europeia.

Já aos 22min, o Barcelona deu o golpe final. Pedro recebeu de Iniesta na área e, sozinho, só teve o trabalho de tocar no canto do goleiro Vilar para dar a vitória e a classificação para o time comandado por Pep Guardiola.

FICHA TÉCNICA

Barcelona 3 x 1 Atlante

Gols
Barcelona: Busquets aos 35min do 1º tempo, Messi aos 10min do 2º tempo e Pedro aos 22min do 2º tempo
Atlante: Rojas aos 5min do 1º tempo

Ponto Forte do Barcelona
O domínio quase que total das ações em campo e as velozes trocas de passes no campo de ataque

Ponto Forte do Atlante
Longos lançamentos complicaram os zagueiros do Barcelona em diversas oportunidades

Ponto Fraco do Barcelona
O vacilo no início do jogo, quando sofreu gol após longo passe nas costas da defesa, poderia ter custado caro

Ponto Fraco do Atlante
A equipe mexicana errou muitos passes, o que prejudicou as criações de jogadas e deixou o time rival com posse de bola muito superior

Personagem do jogo
Lionel Messi mostrou estrela ao virar o jogo em sua primeira jogada em campo

Esquema Tático Barcelona
4-3-3
Victor Valdés; Daniel Alves, Rafael Marquez (Piqué), Carles Puyol e Eric Abidal; Yaya Touré (Lionel Messi) Sérgio Busquets e Xavi, Andrés Iniesta (Bojan), Ibrahimovic e Pedro; Técnico: Pep Guardiola

Esquema Tático Atlante
4-3-3
Federico Vilar; Miguel Negro, Chicharo, Luis Velasques (Gabriel Pereyra) e Guilhermo Rojas; Chepe, Hobbit e Fernando Navarro; Daniel Arreola, Rafael Marquez e Santiago Solari (Andrés Carevic); Técnico: José Guadalupe Cruz

Cartões Amarelos
Barcelona: Ibrahimovic, Piqué
Atlante: Solari, Chepe, Velazques

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (BRA)

Local
Zayed Sports City, Abu Dhabi



Messi volta e brilha mais uma vez com a camisa do Barcelona
Messi volta e brilha mais uma vez com a camisa do Barcelona
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
publicidade