PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Barça, River e Felipão: Mundial de Clubes começa nesta 5ª

8 dez 2015 - 16h50
(atualizado em 9/12/2015 às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O Campeonato Mundial de Clubes da Fifa terá largada nesta quinta-feira no Japão, tendo o Barcelona como franco favorito, o River Plate tentando o primeiro título para a Argentina, além da presença de Luiz Felipe Scolari como técnico do Guanghzou Evergrande, da China.

A partida de abertura será entre o campeão japonês, Sanfrecce Hiroshima, último a se classificar, encarando o Auckland City, time neozelandês Auckland City, que vai para a sétima participação no torneio, um recorde absoluto até essa 11ª edição.

Barcelona busca seu terceiro campeonato mundial
Barcelona busca seu terceiro campeonato mundial
Foto: David Ramos / Getty Images

O duelo desta quinta-feira acontecerá no Estádio Internacional de Yokohama e servirá para definir o adversário do TP Mazembe, da República Democrática do Congo, único time da segunda fase que ainda não conhece o adversário, já que na outra chave, o confrontro será entre Evergrande e América, do México.

A participação do time chinês, que também conta com Paulinho, Robinho, Ricardo Goulart, Alan e Elkeson, marcará a volta de Felipão a um Mundial após a traumática eliminação nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, com a goleada sofrida pelo Brasil para a Alemanha por 7 a 1.

Felipão disputa seu primeiro torneio internacional após o vexame na Copa de 2014
Felipão disputa seu primeiro torneio internacional após o vexame na Copa de 2014
Foto: Alexander Hassenstein/Bongarts / Getty Images

Caso passe pelo América, o campeão asiático terá pela frente o Barcelona, que buscará o terceiro troféu do Mundial de Clubes, deixando o Corinthians para trás, no rol dos maiores campeões da competição intercontinental, que teve a primera edição em 2000, voltando a ser disputada entre 2005 e 2015.

A competição será a oportunidade de Neymar conquistar o primeiro título mundial da carreira, seja por clubes ou seleção. Além de Lionel Messi, Luis Suárez, Daniel Alves, Adriano e Douglas estão relacionados para disputar a competição.

No outro lado do chaveamento, o destaque é o River Plate, que depois de superar um rebaixamento, conquistou o título da Taça Libertadores após grande campanha, eliminando Boca Juniors, Cruzeiro, Guarani, do Paraguai, e superando o Tigres, do México, na decisão.

River tenta acabar com tabu argentino: nenhum título mundial desde o novo formato
River tenta acabar com tabu argentino: nenhum título mundial desde o novo formato
Foto: David Fernandez / EFE

Depois do jogo desta quinta-feira, a segunda fase será disputada no domingo. O representante sul-americano estreará no dia 16, atuando no Nagai Stadium, em Osaka. O Barça, por sua vez, jogará no dia seguinte, jogando em Yokohama.

A decisão da 11ª edição do Mundial de Clubes acontecerá também no palco da final da Copa do Mundo de 2002, no dia 20 de dezembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade