Mundial Sub-20 2007

Mundial Sub-20 2007

História

Disputado desde 1977, o Mundial Sub-20 ganhou importância ao decorrer de sua história, de acordo com o surgimento de novos talentos em cada edição do torneio. Nos primeiros anos as seleções eram formadas, em sua maioria, por jogadores desconhecidos, que tinham no campeonato a primeira oportunidade de mostrar o futebol mundialmente.

Nos últimos anos, o Mundial passou por mudanças em relação a esta característica. Com o profissionalismo cada vez mais precoce, alguns atletas disputam o torneio já como destaques em times de seus países. Mesmo assim, a cada edição aumenta o número de revelações surgidas na competição.

A Argentina é a maior vencedora do Mundial Sub-20 com cinco conquistas, uma a mais do que o Brasil. Portugal tem duas, enquanto União Soviética, Iugoslávia, Alemanha e Espanha somam uma.

Confira todos os campeões

Japão
Campeão:
Argentina
2º Colocado:
União Soviética
3º Colocado:
Uruguai
Artilheiros:
Ramon Diaz (ARG), com 8 gols
Jogador revelação:
Diego Maradona (ARG)
Sede
Japão

A segunda edição do Mundial Sub-20 foi marcada pelo surgimento de um dos maiores ídolos de todos os tempos: o argentino Diego Armando Maradona.

O meio-campista levou a Argentina ao título da competição, desbancando os então atuais campeões, a União Soviética, na final.

A campanha argentina foi incontestável, com 20 gols a favor e dois contra.

Além de Maradona, os sul-americanos contavam também com Cesar Luis Menotti, Osvaldo Escudero e Ramon Diaz, artilheiro do torneio com oito gols marcados.

O Brasil não participou do Mundial, já que não garantiu a classificação pelo torneio sul-americano.