PUBLICIDADE

Na abertura, presidente de Angola condena "ato de terrorismo"

10 jan 2010 - 19h25
(atualizado às 22h35)
Compartilhar

A Copa Africana das Nações (CAN-2010) foi inaugurada em clima de luto neste domingo pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e com um empate empate, entre as seleções de Angola e Mali, por 4 a 4.

» Veja fotos de Togo

» Veja fotos da abertura

» Veja imagens do atentado

» Veja o mapa da região do atentado em Angola

» Por ordem do governo, Togo abandona Copa Africana

A Copa Africana das Nações foi aberta no Estádio 11 de Novembro, construído para o torneio em colaboração com empresas chinesas, pelo presidente, que condenou o "ato de terrorismo" representado pelo ataque à seleção nacional de futebol do Togo.

"Condenamos este ato de terrorismo, mas a competição prosseguirá em Cabinda", o enclave angolano onde o ônibus em que viajava a equipe do Togo foi metralhado, na sexta-feira, por rebeldes separatistas, que mataram dois integrantes da delegação, afirmou Eduardo dos Santos, ao declarar aberta a competição.

Ante 50.000 pessoas, no estádio 11 de Novembro, o presidente angolano pronunciou o discurso de abertura da vigésima sétima edição do torneio continental.

"Aqui estamos, que ganhe o melhor!", afirmou Dos Santos, da tribuna do estádio 11 de Novembro, entre gritos de "Viva Angola!" dos torcedores.

Já o atacante do Togo, Emmanuel Adebayor, considerou "muito triste" a partida da seleção nacional da Copa Africana de Nações (CAN) de futebol, neste domingo, dois dias depois de togoleses terem tido seu ônibus metralhado.

"É muito triste. É duro para a África e para todos nós. São coisas da vida. É preciso viver com isso", declarou Adebayor da janela do ônibus que levou os togoleses ao aeroporto de Cabinda.

Os demais jogadores do Togo preferiram não responder a perguntas dos jornalistas e se dirigiram em silêncio ao terminal aéreo, com escolta policial.

Festa de abertura teve discurso de presidente de Angola
Festa de abertura teve discurso de presidente de Angola
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade