PUBLICIDADE

"Não existem indícios de doping sistemático no futebol turco", diz Fifa

5 ago 2013 - 12h10
Compartilhar

A Fifa disse nesta segunda-feira que "não existem indícios de doping sistemático no futebol turco", após "reavaliar mais de 600 amostras" colhidas no ano passado e voltar a analistar outras 50 no laboratório antidoping de Colônia, na Alemanha, com o mais moderno método de espectrometria de massas de alta resolução".

O organismo fez este anúncio em comunicado, no qual explica que os resultados das análises foram "negativos". "A Fifa está muito satisfeita com estes resultados. Decidimos realizar a investigação devido às inquietantes notícias que apareceram na imprensa", declarou Jiri Dvorak, médico chefe da Fifa.

"E agora contamos com resultados que demonstram claramente que não há sinais de um doping sistemático no futebol turco", continuou Dvorak, segundo recolhe a nota informativa da Fifa, que agradece "a excelente cooperação do pessoal da Federação Turca de Futebol durante a investigação, já que de forma honesta forneceu todo o necessário para que o processo fosse transparente".

A Fifa, segundo afirma no comunicado, iniciou a investigação "após os recentes relatórios alarmantes de doping com esteroides anabolizantes na Turquia entre esportistas de diversas disciplinas como o atletismo, o halterofilismo e a luta livre" e "preocupada pela aparente amplitude do problema".

"A Unidade Antidoping da Fifa entrou em contato com a Federação Turca de Futebol, que esteve de acordo em reavaliar as amostras colhidas no ano passado no futebol turco. No total, foram reavaliadas mais de 600 mostras e os primeiros resultados não levantaram suspeitas", informou o organismo.

"Além disso, voltou a analisar uma seleção aleatória de 50 amostras no laboratório antidoping de Colônia (Alemanha), recorrendo ao mais moderno método de espectrometria de massas de alta resolução, uma metodologia que ficou conhecida recentemente. De novo, todas as análises arrojaram resultados negativos", assegurou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade