PUBLICIDADE

Neymar anuncia troca do Santos pelo Barcelona

25 mai 2013 - 23h04
(atualizado às 23h18)
Compartilhar

O atacante do Santos Neymar anunciou neste sábado que aceitou uma proposta do Barcelona e vai assinar na segunda-feira contrato com o time espanhol, após anos de especulações sobre o futuro do melhor jogador do futebol brasileiro na atualidade.

"Minha família e meus amigos já sabem a minha decisão. Segunda-feira assino contrato com o Barcelona", escreveu o jogador em seu perfil no Instagram na noite de sábado.

"Quero agradecer aos torcedores do Santos por esses 9 anos incríveis... Só um clube como o Santos FC poderia me proporcionar tudo o que vivi dentro e fora de campo", acrescentou.

O Santos anunciou na noite de sexta-feira que recebeu duas propostas e que decidiu vender o jogador. Caberia a Neymar escolher uma delas. De acordo com reportagens, além da proposta do Barcelona, o clube paulista também aceitou uma oferta do rival Real Madrid pelo jogador. Não foram revelados os valores.

Neymar, de 21 anos, disse que vai disputar a partida de domingo do Santos contra o Flamengo, em Brasília, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

"Quero ter a oportunidade de mais uma vez entrar em campo com o 'manto' e ouvir a torcida gritar meu nome", escreveu.

Neymar é a maior esperança do Brasil na disputa da Copa das Confederações, em junho, e do Mundial de 2014. O atacante foi o único jogador que não atuou na Europa em 2012 na lista de 23 finalistas para o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do ano da Fifa.

No Barcelona, que viu seu domínio no futebol europeu desmoronar com eliminações em duas semifinais seguidas na Liga dos Campeões, o brasileiro jogará ao lado do argentino Lionel Messi, eleito o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos.

Neymar era assediado pelo futebol europeu há pelo menos três anos. Em 2010, o Santos rejeitou uma proposta do Chelsea e houve ainda diversas sondagens de Barcelona e Real Madrid. O jogador, no entanto, nunca escondeu seu desejo de atuar no clube catalão.

Para encerrar os boatos, Neymar anunciou em novembro de 2011 a renovação do contrato para permanecer no Santos até 2014.

Mas uma transferência para a Europa ficou mais perto a partir do segundo semestre de 2012. Com um time do Santos mais enfraquecido, Neymar já esboçava reclamações, e as especulações eram cada vez maiores.

A negociação de Neymar para a Europa provocou debate até dentro da seleção brasileira a respeito da importância de enfrentar os melhores zagueiros do mundo.

Com o fim do contrato se aproximando, o Santos decidiu pela venda de seu principal jogador, que poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe em janeiro de 2014 e sair do clube paulista de graça em julho.

Para permanecer na Vila Belmiro nos últimos anos, Neymar contou com diversos patrocinadores e era presença constante em eventos. Virou uma celebridade, com participação em novela e as crianças imitando até seu corte de cabelo.

BRILHO NO SANTOS, VAIA NA SELEÇÃO

Neymar estreou no time profissional do Santos aos 17 anos, em 2009, quando foi eleito a revelação do Campeonato Paulista. No ano seguinte, o atacante ajudou o Santos a conquistar os títulos paulista e da Copa do Brasil.

Suas atuações empolgantes ao lado do meia Paulo Henrique Ganso levaram a torcida a pedir a convocação dos dois para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. No entanto, o técnico Dunga rejeitou o clamor popular e os deixou no Brasil.

O ano de 2011 foi a confirmação de Neymar como um jogador decisivo. Com dribles desconcertantes e finalizações precisas, ele levou o Santos ao título da Copa Libertadores após 48 anos. Em 2012, veio o tricampeonato paulista.

Na seleção, porém, Neymar ainda não brilhou como no Santos. Apesar de alguns bons jogos, o atacante acumulou fracassos nos dois principais torneios que disputou: caiu nas quartas de final da Copa América de 2011, diante do Paraguai, e perdeu a disputa da medalha de ouro para o México nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O atacante chegou a ser vaiado em jogos da seleção em São Paulo e em Belo Horizonte, mas tem a confiança do técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, para as principais competições que virão em casa.

(Por Tatiana Ramil e Pedro Fonseca)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade