PUBLICIDADE

Nigéria e Burkina Faso se classificam para as semifinais da CAN 2013

3 fev 2013 - 20h19
(atualizado às 20h42)
Compartilhar

A seleção da Nigéria venceu a Costa do Marfim por 2-1, este domingo, em Rustemburgo, na África do Sul, em partida das quartas se final da Copa Africana de Nações (CAN) de futebol 2013, e jogará com o Mali uma das 'semifinais' do torneio continental.

A surpreendente seleção de Burkina Faso derrotou o Togo por 1-0 na prorrogação em Nelspruit, e disputará a semifinal contra a poderosa Gana.

Para os 'Superáguias', vencedores do campeonato em 1980 e 1994, marcaram Emmanuel Emenike (43 minutos) e Sunday Mba (78). Cheik Ismael Tioté (50) descontou para os 'Elefantes'.

Uma vez mais, a "geração dourada" marfinense fracassa na CAN, que seu país só venceu na edição de 1992, no Senegal, após uma longa cobrança de pênaltis (11-10) contra Gana, após empatar sem gols nos 90 minutos e nos descontos. Assim, Didier Drogba, prestes a fazer 35 anos, certamente se 'aposentará' sem conquistar o troféu.

A Nigéria, comandada por Stephen Keshi, enfrentará nas semifinais, na próxima quarta-feira, em Durban, as 'Águias' do Mali, que no sábado venceram na cobrança de pênaltis por 3-1 os anfitriões sul-africanos, os 'Bafana-Bafana', também em Durban, após empatar em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação.

O único gol da partida disputado em Nelspruit foi marcado por Jonathan Pitroipa aos 105 minutos de jogo, ao cabecear nas redes do gol de Kossi Agassa uma cobrança de escanteio.

Com o resultado, os 'Etalons', relegados quase sempre aos últimos lugares do torneio continental, alcançam pela segunda vez na história as semifinais da CAN, 15 anos depois da anterior, organizada em seu próprio país.

-- Resuktados das quartas de final da CAN 2013:

Costa do Marfim - Nigéria 1 - 2 (primeiro tempo: 0-1)

Burkina Faso - Togo 1 - 0 e.p. (0-0 no tempo regulamentar)

Gana - Cabo Verde 2 - 0 (primeiro tempo: 0-0)

África do Sul - Mali 1 - 1 (primeiro tempo: 0 - 1, regulamentar: 1-1, prorrogação: 1-1) na disputa de pênaltis, o Mali se classificou por 3-1

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade