PUBLICIDADE

Nigéria em busca do tri contra zebra Burkina Faso na final da CAN

9 fev 2013 - 17h28
(atualizado às 18h32)
Compartilhar

A Nigéria, que disputa sua sétima final da Copa Africana de Nações, é favorita para conquistar o terceiro título continental da sua história, neste domingo em Johannesburgo, mas para isso precisa superar a surpreendente seleção de Burkina Faso, grande revelação do torneio.

Se as 'Super Águias' nigerianas triunfarem, Stephen Keshi se tornará o primeiro técnico negro a levantar o troféu.

Ambas as equipes já se enfrentaram na fase de grupos e empataram em 1 a 1, no dia 21 de janeiro em Nelspruit.

A Nigéria, grande potência do continente nos anos noventa, já venceu a competição em 1980 e 1994, mas não se esperava que chegasse a este nível neste ano.

Nas quartas de final, eliminou a grande favorita do torneio, a Costa do Marfim, que derrotou por 2 a 1, acabando com as chances da geração dourada do atacante Didier Drogba de finalmente conquistar um título.

A seleção de Gana, melhor do continente Copa do Mundo de 2010, também disputada na África do Sul, também era considerada uma das grandes favoritas ao título, mas foi vítima da zebra Burkina Faso, que a eliminou nos pênaltis nas semifinais.

Os nigerianos apostam no poder de fogo do seu trio de atacante formado por Victor Moses, Ideye Brown e Emmanuel Emmenike, artilheiro da competição com quatro gols marcados.

No entanto, Moses e Eminike sentiram dores no tornozelo e na coxa, respectivamente, e são dúvidas para a partida.

No setor defensivo, a Nigéria tem uma dupla de zaga jovem, com Kenneth Omeruo, de apenas 19 anos, e Godfrey Oboabona, de 22.

Esta inexperiência custou caro na primeira fase, quando os nigerianos tiveram praticamente a vitória em mãos diante da Zâmbia e de Burkina Faso, mas em ambas as ocasiões empataram em 1 a 1 ao sofrer gols nos minutos finais.

Os burkinenses esperam tirar proveito da fragilidade defensiva para tentar protagonizar mais uma grande zebra ao conquistar o título na sua primeira participação a uma final da CAN.

No entanto, o técnico belga Paul Put não poderá contar com o artilheiro Alain Traoré, que marcou três dos cinco gols da equipe na fase de grupos.

O campeão da CAN participará da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil de 15 a 30 de junho, e integrará o grupo B, junto com Espanha, Uruguai e Taiti.

Burkina: Diakité; Koffi, Koné, Koulibaly, Panandetiguiri; Nakoulma, Rouamba, Kaboré (cap.), Koné, Bancé; Pitroipa

Nigéria: Enyeama (cap.); Ambrose, Oboabona, Omeruo, Echiejile - Mba, Mikel, Onazi - Moses, Ideye, Emenike

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade