Futebol

 
 

Esportes » Futebol » Times » Times

 Edmundo busca a paz em livros de auto-ajuda
14 de outubro de 2003 08h15

Rio - Aos 32 anos, Edmundo vive uma crise de identidade. Se em campo vai muito bem, obrigado, fora dele o atacante tenta controlar o temperamento explosivo. Para isso, ele está lendo livros de auto-ajuda.

Edmundo quer fugir das polêmicas. Uma das primeiras medidas foi não reclamar mais das arbitragens. O atacante até engole a seco ofensas dos juízes, como aconteceu com Luciano de Almeida, no empate com o Juventude. Mais controlado, ele ainda não foi expulso neste ano.

Agora, Edmundo quer dominar suas atitudes fora de campo. Ser mais cabeça e menos coração. O atacante já detectou dois problemas. O amor pelo Vasco o faz sentir mais as derrotas e a má fase do time do que os companheiros. Além disso, a sinceridade nas palavras o incomoda.

Seu jeito de falar o que vem à cabeça, algumas vezes não poupando críticas e medindo as conseqüências. Para mudar, encontrou na leitura uma forma de relaxar e refletir.

"Foi um hábito que criei quando estive no Japão. Vem me ajudado bastante no dia-a-dia", garantiu.

A decisão de mudar de comportamento veio com a maturidade e o crescimento dos filhos. "Agora eles já sabem ler e me sentia mal com o que eles encontravam nos jornais. Era uma pessoa diferente do que sou em casa".

Em sua prateleira, Edmundo já tem quatro livros de auto-ajuda. Todos presentes de amigos. O autor preferido é Deepak Chopra.

"Estou em um momento difícil, triste com as críticas excessivas. Pessoalmente sou sempre uma pessoa calma, um doce. Mas no meu trabalho tenho sido agressivo. Isso mexe comigo e estou tentando me reciclar. É um conflito que vivo. Estou procurando me conhecer melhor".

Uma das formas que Edmundo encontrou para evitar extravasar é não falar mais com os jornalistas quando o Vasco é derrotado. Após enfrentar o Fla não poupou críticas aos companheiros no vestiário, mas saiu sem dar uma palavra.

"Sei que não vou mudar de uma hora para outra. Mas me concentro ao máximo para fugir das piores situações. Estou me policiando".

Além da leitura, o Animal tenta também lançar, até o fim do ano, a Fundação Edmundo. O processo está adiantado e só depende da aprovação do Ministério Público.

O advogado Luís Roberto Leven Siano e o procurador Wellington Corrêa, conhecido como Helinho, estão à frente do projeto.

A primeira medida será construir uma creche para crianças carentes no bairro de Fonseca, em Niterói, local em que Edmundo cresceu. A sede da Fundação também deve ser instalada no bairro.

"Tive uma infância difícil. Não tinha nem bola para brincar. Por isso, faço questão de mostrar aos meus filhos que eles precisam dar valor ao que têm, nunca perder a humildade".

A educação dos filhos é a maior preocupação do atacante. "Eles estudam num colégio americano e falam inglês perfeitamente".

O estilo paizão também existe no Vasco. Apesar de ser criticado pelas cobranças com os jogadores mais jovens, Edmundo não vai mudar a maneira de agir. Principalmente por ver o lado positivo.

"Falo para eles todos os dias que eles devem ter mais do que eu. Se tivesse ao longo da minha carreira pessoas que me chamassem a atenção com certeza seria uma pessoa e um profissional melhor".

NA PRATELEIRA

  • O maior milagre do mundo, de OG Mandino. O livro revelar aos leitores horizontes de segurança, felicidade e realização pessoal, no processo em que o coração, cheio do sentido humano da vida, torna-se a palavra mais sincera. O livro valoriza o nosso poder de escolha, atribuindo a cada pessoa o privilégio de ser a obra-prima do Criador.

  • Inteligência emocional, de Daniel Goleman. O livro aparece com novos conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. Goleman mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso.

  • As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra. O autor descreve as virtudes e os princípios que o ajudaram, e também a inúmeras outras pessoas, a alcançar a satisfação espiritual e sucesso material. O livro abala o mito de que o sucesso é resultado de muito trabalho de planos precisos e de ambição dirigida.

  • O caminho do mago, de Deepak Chopra. O livro contém 20 lições espirituais que ajudam o leitor a criar uma vida nova e melhor - uma vida que todos almejamos, mas temos dificuldades em planejar. Cita alternativas para as pessoas superarem situações difíceis e inesperadas durante o dia-a-dia pessoal e profissional.

    VEJA TAMBÉM

  • As últimas informações sobre o Vasco
  • Lancepress!