PUBLICIDADE

Rússia vence eleição histórica e é confirmada sede da Copa 2018

2 dez 2010 - 13h38
(atualizado às 16h53)
Compartilhar

Fábio de Mello Castanho
Direto de Zurique (Suíça)

Pela primeira vez na história, a Rússia será sede de uma Copa do Mundo. Depois de uma semana marcada por polêmicas e acusações de compras de votos, a Fifa divulgou na tarde desta quinta-feira, em Zurique, que a candidatura apoiada pela recordista do salto com vara Yelena Isinbayeva e pelo jogador Andrei Arshavin venceu a concorrência com outros seis países e terá o direito de organizar a edição de 2018.

» Catar vence e leva Copa 2022 ao Oriente Médio ; veja mais

Rival das candidaturas conjuntas de Bélgica/Holanda e Espanha/Portugal, além da Inglaterra, a Rússia não ficou fora da polêmica que agitou os bastidores da Fifa nos últimos dias. Enquanto os ibéricos e ingleses trocavam farpas com as acusações de compras de votos de membros da Fifa, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, deixou claro sua revolta e não viajou a Zurique, com o argumento de que as eleições eram "cartas marcadas".

Além do argumento de "criar um novo mercado de marketing", com novos jogadores e torcedores na "vitrine" do futebol, usado pela candidatura na apresentação dos projetos, a Rússia fez promessas de investimento pesado nas instalações e infra-estrutura, tudo graças a um momento favorável da economia local.

O esforço dos últimos anos no esporte veio em forma de resultados, com a conquista dos direitos de organizar a Olimpíada de Inverno de 2014, em Socchi, a inclusão no calendário da Fórmula 1, além da confirmação da Copa do Mundo de 2018.

Rússia sediará Copa do Mundo de 2018:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade