inclusão de arquivo javascript

Futebol

 
 

Austrália quer entrar na confederação asiática

11 de março de 2005 11h21

A Federação Australiana de Futebol (FFA) começou uma campanha para deixar a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e entrar na Confederação Asiática de Futebol (AFC). A entidade confirmou que está em negociações com a Fifa desde o fim do ano passado e já enviou um pedido formal.

Frank Farina, técnico australiano, afirmou que a solução é necessária para que a seleção se classifique para uma Copa do Mundo. A Fifa chegou a dar uma vaga direta ao continente na Copa do Mundo de 2006, mas mudou de idéia em 2003. Já a Ásia tem quatro vagas diretas e disputa uma outra contra o quarto colocado da Concacaf.

Mohamed Bin Hammam, presidente da AFC, disse que o pedido da FFA será estudado na próxima reunião do Comitê Executivo, no dia 23 de março, em Kuala Lampur. Mas desde já se mostrou favorável à idéia, afirmando que a mudança beneficiará não só o futebol do continente, mas em nível internacional.

"A Austrália está em uma região onde seu futebol não pode melhorar devido à grande diferença de sua força em relação aos outros países da Oceania".

A seleção campeã das Eliminatórias da Oceania é obrigada a disputar uma repescagem. Para as Copas de 1994 e 2002 a Austrália foi a melhor do continente, mas perdeu a vaga para Argentina e Uruguai. Para a de 1998, perdeu para o Irã.

A seleção australiana só participou de uma Copa do Mundo: em 1974, na então Alemanha Ocidental. A última seleção da Oceania a participar da competição foi a Nova Zelândia, em 1982, na Espanha, onde ficou no grupo da Seleção Brasileira.

Lancepress!