PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Terra na Copa

Blatter critica Seleção de Dunga: "não era o estilo brasileiro"

5 jan 2011 - 09h18
(atualizado às 09h21)
Compartilhar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o desempenho da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, quando o time comandado por Dunga caiu logo nas quartas de final, diante da Holanda. Para o suíço, o fracasso na África do Sul foi culpado pela ausência de brasileiros entre os candidatos a melhor jogador do mundo de 2010 (o argentino Messi e os espanhóis Xavi e Iniesta estão na briga).

"Entre os indicados ao prêmio Fifa/FIFpro World XI (seleção do ano) existem brasileiros, mas na maioria defensores. Isso pode surpreender, mas condiz com a maneira como o Brasil jogou a Copa do Mundo em 2010, quer dizer, à europeia, com uma base defensiva correspondente: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos. Talvez não fosse o estilo brasileiro", disse o dirigente.

Com as atuações decepcionantes dos principais craques brasileiros ao longo de 2010, casos de Kaká, Ronaldinho e Robinho, a indicação dos três finalistas à maior premiação da Fifa foi considerada justa por Blatter.

"Em ano de Copa do Mundo, é bastante natural que dois dos três indicados sejam da Espanha, o país dos campeões mundiais. Quanto ao terceiro, o argentino Lionel Messi, ninguém pode negar que se trata de um jogador acima da média", afirmou.

O presidente da entidade máxima do futebol mundial ainda comentou uma curiosidade entre os candidatos: a baixa estatura. "Isso prova que o futebol é aberto a todos. Não é necessário ser muito alto ou muito forte para jogar bem. Esta é uma realidade que não vem de hoje. Jogadores como Gerd Müller, Uwe Seeler, Diego Maradona ou Jean-Pierre Papin, à época, também eram baixinhos", disse.

Para presidente da Fifa, Brasil jogou "à europeia"
Para presidente da Fifa, Brasil jogou "à europeia"
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade