Dirigentes cariocas manifestam preferência pela Globo
- Rodrigo Viga
- Direto do Rio de Janeiro
Embora não admitam abertamente, os presidentes dos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro que estão rompendo com o Clube dos 13 nas negociações por direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014, deixaram escapar a preferência pela Rede Globo, atual detentora da competição.
A emissora e a rival Record travam a principal batalha para ter o direito de transmissão em canal aberto.
Segundo fontes, a emissora paulista estaria disposta a pagar mais do que a concorrente carioca, mas os clube do Rio temem uma menor exposição de suas marcas e, consequentemente, uma redução da verbas publicitárias.
"Já fui procurado por parceiros que querem saber onde a marca vai ser exibida e, eventualmente, podem sugerir uma redução no valor dos contratos", disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.
O dirigente, que participava de uma comissão dentro do Clube dos 13 para analisar contratos e propostas, disse que a proposta da Record não tem fundamento e embasamento técnico.
"A Rede TV fez uma apresentação admirável em relação à capacidade tecnológica apresentada por eles e com a capacidade que eles podem ter em termos de jogos. Infelizmente, por parte da Rede Record, eu tive uma boa impressão. Vi a intenção da ESPN, interessada em pay-per-view, e internet, do Portal Terra, tudo muito qualificado", disse o presidente do Botafogo.
"A proposta técnica da Record me causou má impressão. Não demonstrou capacidade técnica para fazer nem daqui a seis meses ou um ano. Isso me deixou preocupado. Essa preocupação é transmitida para o meu parceiro comercial que está de olho na sua exposição", acrescentou o dirigente.
O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, reforçou a posição "pró-Globo" ao dizer que a arrecadação financeira não é o quesito mais importante para os clubes na discussão sobre os direitos de transmissão. O dirigente citou exposição da marca e know-how (experiência) como fatores preponderantes.
"Emissoras de TV, internet, telefonia apresentaram interesse ao Clube dos 13... Uma coisa é acreditar que quem vai comprar vai me dar o retorno esperado no período. Quem prestar o serviço não pode falhar, senão é um desastre", avaliou Siemsen.
"Mercado é competência. Se a Globo, ao longo dos anos, construiu essa força comercial, parabéns. Cabe ao mercado saber concorrer com ela... Às vezes a melhor proposta líquida não é a melhor para o crescimento da marca. É isso que está na nossa cabeça", disse o presidente tricolor.