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Dirigentes cariocas manifestam preferência pela Globo

24 fev 2011 - 16h12
(atualizado em 24/3/2011 às 14h05)
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Rodrigo Viga
Direto do Rio de Janeiro

Embora não admitam abertamente, os presidentes dos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro que estão rompendo com o Clube dos 13 nas negociações por direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014, deixaram escapar a preferência pela Rede Globo, atual detentora da competição.

A emissora e a rival Record travam a principal batalha para ter o direito de transmissão em canal aberto.

Segundo fontes, a emissora paulista estaria disposta a pagar mais do que a concorrente carioca, mas os clube do Rio temem uma menor exposição de suas marcas e, consequentemente, uma redução da verbas publicitárias.

"Já fui procurado por parceiros que querem saber onde a marca vai ser exibida e, eventualmente, podem sugerir uma redução no valor dos contratos", disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

O dirigente, que participava de uma comissão dentro do Clube dos 13 para analisar contratos e propostas, disse que a proposta da Record não tem fundamento e embasamento técnico.

"A Rede TV fez uma apresentação admirável em relação à capacidade tecnológica apresentada por eles e com a capacidade que eles podem ter em termos de jogos. Infelizmente, por parte da Rede Record, eu tive uma boa impressão. Vi a intenção da ESPN, interessada em pay-per-view, e internet, do Portal Terra, tudo muito qualificado", disse o presidente do Botafogo.

"A proposta técnica da Record me causou má impressão. Não demonstrou capacidade técnica para fazer nem daqui a seis meses ou um ano. Isso me deixou preocupado. Essa preocupação é transmitida para o meu parceiro comercial que está de olho na sua exposição", acrescentou o dirigente.

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, reforçou a posição "pró-Globo" ao dizer que a arrecadação financeira não é o quesito mais importante para os clubes na discussão sobre os direitos de transmissão. O dirigente citou exposição da marca e know-how (experiência) como fatores preponderantes.

"Emissoras de TV, internet, telefonia apresentaram interesse ao Clube dos 13... Uma coisa é acreditar que quem vai comprar vai me dar o retorno esperado no período. Quem prestar o serviço não pode falhar, senão é um desastre", avaliou Siemsen.

"Mercado é competência. Se a Globo, ao longo dos anos, construiu essa força comercial, parabéns. Cabe ao mercado saber concorrer com ela... Às vezes a melhor proposta líquida não é a melhor para o crescimento da marca. É isso que está na nossa cabeça", disse o presidente tricolor.

Dinamite, Assumpção, Patrícia e Siemsen admitem insatisfação com Clube dos 13
Dinamite, Assumpção, Patrícia e Siemsen admitem insatisfação com Clube dos 13
Foto: Fernando Soutello/Agif / Gazeta Press
Fonte: Especial para Terra
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