PUBLICIDADE

Nos pênaltis, Uruguai consegue "revanche" e vence Holanda

8 jun 2011 - 17h36
(atualizado às 18h33)
Compartilhar

A seleção do Uruguai precisou dos pênaltis para derrotar a Holanda no amistoso realizado nesta quarta-feira em Montevidéu. Depois de uma igualdade por 1 a 1 no tempo normal, conseguido graças a um gol do atacante Dirk Kuyt aos 46min do segundo tempo para os visitantes, os donos do Estádio Centenário conseguiram o triunfo no desempate por 4 a 3.

Assim como no sábado, quando empatou por 0 a 0 com o Brasil em Goiânia, a Holanda reeditou nesta quarta outro duelo realizado na fase decisiva da última Copa do Mundo. A equipe laranja eliminou o Uruguai nas semifinais, quando venceu por 3 a 2 e se credenciou para ir à decisão contra a Espanha - que levou a melhor na final por 1 a 0 e levantou a taça.

O embate em Montevidéu nesta quarta foi marcado inicialmente por duas homenagens a ídolos uruguaios: o atacante Diego Forlán, eleito o melhor da Copa do Mundo do ano passado, e Alcides Ghiggia, autor do gol que deu o bicampeonato mundial ao país sul-americano em 1950, contra o Brasil.

Apesar dos festejos, o amistoso entre os dois países semifinalistas da Copa do Mundo do ano passado teve o placar inaugurado apenas aos 35min do segundo tempo: o atacante Luis Suárez, do Liverpool, marcou para o Uruguai e fez com que a torcida que apinhou o Estádio Centenário comemorasse.

O lance do gol foi marcado pela boa jogada individual do também atacante Edinson Cavani, que disparou pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Suárez, que teve calma para dominar a bola antes de finalizar colocado, ainda contou com a ajuda do colega Abel Hernández, que saltou sobre a bola na pequena área e atrapalhou a visão do goleiro Tim Krul.

Aos 46min, porém, Kuyt interrompeu os festejos celestes: após cobrança de escanteio, o atacante companheiro de Suárez no Liverpool se antecipou ao goleiro Muslera e cabeceou para as redes, decretando a igualdade no marcador e forçando a disputa de penalidades para definir o vencedor do amistoso em Montevidéu.

Com o empate, a definição do vencedor da partida amistosa foi para os pênaltis. Robin van Persie e Eljero Elia perderam para a Holanda (Schaars, Heitinga e De Jong converteram), enquanto o Uruguai viu apenas Lodeiro desperdiçar (Cavani, Abel Hernández, Victorino e Álvaro Pereira marcaram) e confirmou o triunfo por 4 a 3.

Suárez marcou para o Uruguai, que conseguiu vencer a Holanda nos pênaltis
Suárez marcou para o Uruguai, que conseguiu vencer a Holanda nos pênaltis
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade