PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Três meses após AVC, Gomes recupera movimentos e posa para foto

28 nov 2011 - 18h32
(atualizado às 18h47)
Compartilhar

Às vésperas do clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para a última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Ricardo Gomes, que sofreu um grave acidente vascular cerebral (AVC) durante o empate por 0 a 0 das duas equipes no primeiro turno, alcançou o grau máximo em uma escala médica de um a cinco que avalia os movimentos motores do corpo, com força normal no lado direito e esquerdo.

O Hospital Pasteur, responsável pelo tratamento do treinador desde o início, quando ele esteve em coma induzido, até esta segunda-feira, exatamente três meses depois do incidente, divulgou uma foto de Gomes sorridente em sua residência.

Ao lado do vascaíno aparecem Natália Runco e Luiz Tiago Santos de Carvalho, coordenadores do serviço de fisioterapia do hospital, que, curiosamente, são ligados ao maior rival da equipe cruzmaltina. Natália é casada com Thiago e filha de José Luiz Runco - médico do Flamengo e amigo de Gomes.

Após quase 300 sessões de fisioterapia, entre respiratória e motora, o casal de fisioterapeutas explica que Gomes, na escala que avalia os movimentos motores, que vai de 1 a 5, hoje já atingiu o grau máximo: cinco. Ou seja, força normal no lado direito e esquerdo. Quando recebeu alta hospitalar, no 18 de setembro, o técnico estava com grau três.

"Atualmente, além das sessões de fisioterapia em domicilio, Gomes também faz um tratamento de reabilitação, num Centro especializado e musculação. Duas palavras simplificam a surpreendente recuperação dele: força e raça. Ele é um paciente extremamente dedicado e empenhado", enfatiza Natália Runco.

Ricardo Gomes completa tratamento em residência
Ricardo Gomes completa tratamento em residência
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade