PUBLICIDADE

Clubes menores usam famosas para lançar camisas e chamam atenção

23 jan 2012 - 11h16
(atualizado em 24/1/2012 às 15h45)
Compartilhar
Miguel Amado

Acostumados a estar fora dos holofotes, clubes como o Cratéus-CE e o América-PE ganharam destaque não por seus resultados em campo, mas pelas apresentações de seus uniformes para a temporada 2012. Em comum, os dois clubes tem seus uniformes fabricados pela marca Rota do Mar, especializada em vestimentas para surfe e streetwear, sediada em Santa Cruz do Capibaribe, interior do Pernambuco.

» Em desfiles ou na torcida, famosas brilham com camisas de times; veja fotos

» Confira o vai e vem do Mercado da Bola para 2012

A mais recente estratégia da empresa foi contratar a paraguaia Larissa Riquelme, que ganhou destaque na Copa do Mundo de 2010, para participar da apresentação dos uniformes do América-PE, que terminou em uma modesta nona posição no Campeonato Pernambucano de 2011. O diretor de marketing da empresa, Vicente Neto, em entrevista ao Terra, explicou a ideia de contratar a modelo.

"Ano passado a gente teve a (modelo) Viviane Araújo. Assim, tivemos que pensar em algo maior. Fiz uma pesquisa e em um estalo surgiu o nome e fomos procurar os contatos", afirmou. Segundo Neto, a presença de Riquelme deu bastante repercussão por um preço baixo. "Para uma ação semelhante, com a mesma visibilidade, a Larissa Riquelme custou 5%, para não dizer menos". O custo total para contar com a presença da paraguaia foi de 20 mil reais.

O ano de 2012 representará um crescimento exponencial da Rota do Mar. "Em média nós patrocinávamos seis ou sete clubes, mas em 2012 serão 26 clubes", explicou Neto. Tentando nacionalizar a marca, a empresa marca presença no Paulista de Jundiaí e no Bangu-RJ.

No lançamento dos uniformes da equipe paulista, a modelo Viviane Araújo esteve presente, assim como na inauguração das vestimentas do Cratéus-CE, Juazeiro-BA, Serra Talhada-PE, entre outros. A ideia de chamar modelos, segundo Neto, é porque "elas chamam a atenção".

Entretanto a meta não é ser apenas uma fornecedora de material esportivo, e sim usar o futebol para evidenciar a marca e vender sua linha de produtos, ligada ao surfe.

"Lá para 2013 ou 2014 podemos procurar um clube da Série A. Mas a estratégia não é só patrocinar os clubes, não queremos ser uma marca de material esportivo como a Nike ou a Adidas e sim difundir a marca para que nossos produtos de surfe e streetwear também vendam. O futebol consegue nos dar uma visibilidade muito grande e com um custo muito, muito pequeno", declarou Neto.

Larissa Riquelme estrelou lançamento de camisa do América-PE
Larissa Riquelme estrelou lançamento de camisa do América-PE
Foto: Eduardo Amorim / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade