PUBLICIDADE

Fifa pode adotar 4ª substituição durante prorrogações

1 fev 2012 - 09h40
(atualizado às 14h24)
Compartilhar

A Fifa discute a possibilidade de permitir aos times que efetuem a quarta substituição durante as prorrogações - atualmente, são permitidas apenas três, em competições oficiais. O assunto será posto na pauta da reunião da entidade que controla o futebol mundial em conjunto com a International Board (órgão que regulamenta as regras do futebol), no próximo dia 3 de março, em Surrey, na Inglaterra.

O encontro também servirá para avaliar se a tecnologia que vai ajudar a decidir lances na linha do gol serão submetidas a uma segunda rodada de testes. O Empa, instituto independente que conduz os testes, apresentará um relatório sobre a primeira fase de testes, que aconteceu entre novembro e dezembro de 2011 com oito empresas de tecnologia, e delineará os procedimentos a serem seguidos na segunda etapa do programa. A decisão final sobre a adoção deste recurso será tomada em julho deste ano.

Além destas duas decisões principais, o vice-presidente da Fifa na Ásia, o príncipe Ali, da Jordânia, também fará proposta para que a Fifa amenize suas regras quanto à permissão para que as atletas possam jogar um véu, cobrindo a cabeça com o hijab, tradicional vestimenta na religião islâmica.

Os membros da International Board (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e os delegados da Fifa também devem considerar a alteração da chamada "tripla punição" - que pode ocorrer após a concessão de um pênalti, cartão vermelho e suspensão em lances específicos de perigo de gol -, a utilização do sistema com cinco árbitros (dois deles na linha de fundo para auxiliar as decisões do juiz principal), e a possibilidade do uso do spray, testado na Copa América 2011, para demarcar a distância de 9,15m entre a bola e a barreira durante uma cobrança de falta.

Com informações da EFE

Adoção da tecnologia para a linha do gol também estará na pauta em reunião com a International Board
Adoção da tecnologia para a linha do gol também estará na pauta em reunião com a International Board
Foto: AFP
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade