PUBLICIDADE

Sorteio do Mundial tem Galvão Bueno e lembrança ao título de 2000

24 set 2012 - 08h24
(atualizado às 13h46)
Compartilhar

O sorteio do chaveamento do Mundial de Clubes da Fifa incluiu uma narração de Galvão Bueno e lembranças ao título do Corinthians conquistado em 2000, no Brasil. O evento realizado na manhã desta segunda-feira na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, durou 30 minutos e definiu contra quem a equipe paulista estreará na competição, em 12 de dezembro: enfrentará o representante africano, o representante japonês ou o Auckland City, da Nova Zelândia.

O sorteio, que começou às 11h30 locais (6h30 de Brasília), foi transmitido ao vivo no site da Fifa e foi aberto com um vídeo curto que mostrou imagens de todos os vencedores do Mundial desde que ele passou a ser organizado pelo órgão: Corinthians (2000, no Brasil); São Paulo (2005, no Japão); Internacional (2006, no Japão); Milan (2007, no Japão); Manchester United (2008, no Japão); Barcelona (2009, nos Emirados Árabes Unidos); Inter de Milão (2010, nos Emirados Árabes Unidos); e Barcelona (2011, no Japão).

O vídeo apresentava gols que marcaram os torneios narrados por profissionais de diversos países. No caso da competição de 2005, foi exibido o gol do volante Mineiro, que definiu a vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre o Liverpool, narrado por Galvão Bueno, da TV Globo.

Na sequência, o primeiro membro da Fifa a discursar foi o presidente, o suíço Joseph Blatter. Ele disse ter "muito prazer" em falar sobre o Mundial e ressaltou a participação da entidade no evento.

"Começamos no ano de 2000. Tivemos uma passagem e nossa abordagem lógica é que tem de haver uma competição de clubes na qual todas as seis confederações da Fifa estejam presentes. Não foi fácil fazer com que todos concordassem com isso, e agora temos uma confirmação de onde estamos. E ano que vem vamos à África, no Marrocos", afirmou, com referência ao país-sede do evento em 2013.

As confederações citadas por Blatter são AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (América Central, do Norte e Caribe), Conmebol (América do Sul), Uefa (Europa) e OFC (Oceania). Até 2004 ocorria a disputa da Copa Intercontinental, reunindo o campeão sul-americano e o europeu.

Blatter destacou também que "o futebol é mais que um jogo e conecta as pessoas". Ele classificou o Mundial como "uma competição extraordinária de clubes" e frisou o fato de a organização em 2012 caber novamente ao Japão, nação "terrivelmente afetada" em março de 2011 por um tsunami que provocou a morte de mais de 15 mil pessoas. "Está clara a apoteose da habilidade de organização do Japão", disse.

Após o suíço deixar o palco em Zurique, o responsável por falar em nome da Fifa durante o sorteio foi o diretor de competições da entidade, Mustapha Fahmy. Em seu discurso, ele ressaltou que o Chelsea busca o "segundo título inglês" no Mundial, após o Manchester United bater a LDU na decisão de 2008, e fez também um comentário sobre o Corinthians: "lembrem-se de que foi o primeiro vencedor da Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2000, no Brasil".

Na hora de sortear as bolinhas, Fahmy chamou ao palco Tsuneyasu Miyamoto, capitão da seleção japonesa na Copa do Mundo de 2002 e 2006. O ex-zagueiro tirou os nomes e definiu que o Monterrey, do México, enfrentará o campeão asiático em uma das quartas de final do Mundial deste ano. O vencedor desse jogo encarará o Chelsea na semifinal, enquanto que o Corinthians está na outra chave e estreia diante do representante africano, do representante japonês ou do Auckland City, da Nova Zelândia.

Dos sete participantes do próximo Mundial de Clubes da Fifa, quatro já são conhecidos: Corinthians (América do Sul), Chelsea (Europa), Monterrey (América Central, do Norte e Caribe) e Auckland City (Oceania). Ainda falta a definição dos representantes da África, da Ásia e do país-sede, o Japão. O torneio acontecerá entre 6 e 16 de dezembro e tem como sedes as cidades de Toyota e Yokohama.

Diretor da Fifa ressaltou que o Corinthians foi "o primeiro vencedor da Copa do Mundo de Clubes da Fifa"
Diretor da Fifa ressaltou que o Corinthians foi "o primeiro vencedor da Copa do Mundo de Clubes da Fifa"
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade