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Entenda como Santos e Inter se tornaram destaques em marketing

14 out 2012 - 14h00
(atualizado às 14h40)
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Henrique Munhos

Sem contar com as maiores torcidas do País, Santos e Inter são as grandes surpresas entre os clubes que estão no topo das maiores receitas de marketing de 2011, de acordo com a pesquisa Marketing e Estudo dos clubes de futebol - Europa e Brasil , do consultor Amir Somoggi. Enquanto o time paulista arrecadou US$ 22,6 milhões (R$ 46 milhões) e ocupa o quarto lugar, a equipe gaúcha ganhou US$ 22 milhões (R$ 44,8 milhões) e está na sexta posição deste ranking.

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Segundo o diretor de marketing do Santos, Armênio Neto, o clube iniciou um trabalho do zero a partir do momento em que Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro assumiu a presidência. "O Santos tem uma gestão realmente profissional há dois anos e oito meses. Nosso primeiro passo foi investir na gestão e em pessoas que tinham capacidade para trabalhar, e o salto aconteceu por criatividade e ousadia. A começar pela contratação do Robinho, que foi um embrião para o plano de carreira que fizemos para o Neymar, que fez com que ele permanecesse no clube", disse o dirigente em entrevista ao Terra .

Armênio ainda contou que a busca por retomar o estilo da equipe, além dos resultados dentro de campo, fazem a diferença. "A história dos meninos da Vila não é da boca para fora. Sabemos disso e por essa razão trouxemos nosso DNA de volta, que é investir na base e trazer alegria e juventude ao time principal. A soma de gestão, o Neymar e os títulos dentro de campo fizeram com que chegássemos a este resultado. Temos estudos que mostram que nossa torcida aumentou 12% nos últimos dois anos", declarou.

No Internacional, o trabalho já é realizado há mais tempo, o que faz com que o clube se considere uma percursora do trabalho de marketing no futebol brasileiro. "O sucesso é fruto do trabalho que começou oito anos atrás, com foco em organização, internacionalização da marca, preocupação com sócio e muita inovação. Tudo que tem hoje no Brasil é cópia do que fizemos. Inclusive abrimos as portas para que outros clubes viessem ver nosso trabalho", disse Jorge Avancini, diretor de marketing do time gaúcho.

A liderança no ranking de receitas de marketing é do Corinthians, que arrecadou US$ 31,4 milhões (R$63,9 milhões), seguido de Palmeiras, com US$ 26,2 milhões (R$ 53 milhões), e Flamengo, com US$ 23,6 milhões (R$ 48 milhões). O São Paulo ocupa a quinta colocação, com US$ 22,3 milhões (R$ 45 milhões).

"Os números são bons para ver a gestão. Inter e Santos tiveram que investir muito para estar onde estão. Corinthians e Flamengo sempre vão estar entre os primeiros pela torcida e o poderio que têm. Porém, poderiam estar melhores. Se o Corinthians ganha 31 milhões, deveria ganhar 100 milhões. Se o Inter ganha 22 milhões, o Flamengo deveria ganhar muito mais. Porém, os clubes não fundamentam a relação com o torcedor", explicou o pesquisador Amir Somoggi.

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Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press
Fonte: Terra
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