PUBLICIDADE

Novo "auxiliar pontual" de Dunga é 1º sem título mundial

23 out 2014 - 13h12
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mauro Silva já ocupou o cargo de "auxiliar pontual" de Dunga</p>
Mauro Silva já ocupou o cargo de "auxiliar pontual" de Dunga
Foto: Murillo Medina / LatinContent / Getty Images

Junto a convocação para os amistosos contra Turquia e Áustria, inovadora por preservar os clubes brasileiros, o coordenador técnico Gilmar Rinaldi anunciou, nesta quinta-feira, o novo auxiliar pontual de Dunga para acompanhar a delegação na viagem. Oscar Bernardi, que participou de três Copas do Mundo - 1978, 1982 e 1986 -, foi o escolhido e, depois de Mauro Silva e Edu, é o primeiro a não ter conquistado um título mundial.

Sucessor de Felipão após a vexatória derrota para a Alemanha no Mundial do Brasil, Dunga foi escolhido para, ao lado de Gilmar Rinaldi, reformular a estrutura do futebol nacional. Buscando inovar, o treinador introduziu a figura de um "auxiliar pontual" em cada convocação feita, na tentativa de fornecer aos jogadores um exemplo de liderança e profissionalismo.

Para os amistosos diante de Colômbia e Equador, em setembro, o escolhido foi Mauro Silva, tetracampeão mundial pelo Brasil ao lado de Dunga e Gilmar nos Estados Unidos, em 1994. Recentemente, no Superclássico das Américas contra a Argentina e no amistoso contra o Japão, o auxiliar foi Edu, ponta esquerda ídolo do Santos e vencedor do tricampeonato no México, em 70.

Apesar de nunca ter conquistado uma Copa do Mundo com a amarelinha, Oscar tem diversos títulos na carreira, sobretudo na década de 1980, quando foi capitão do São Paulo. Conhecido pelo espírito de liderança em campo, ele conquistou o Paulista em 1980, 1981, 1985 e 1987, além do título brasileiro em 1986.

Se o fato de não ser campeão mundial pesa contra com relação aos dois outros auxiliares, Bernardi tem um aspecto que conta a favor: ao contrário de Mauro Silva e Edu, Oscar é o único que teve experiência como técnico profissional, entre 1989 e 1998, chegando a ser auxiliar de Telê Santana no São Paulo, em 1991.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade