PUBLICIDADE

Novo Bayern de Guardiola na véspera do seu primeiro grande teste

19 jul 2013 - 14h34
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

O novo Bayern de Munique de Pep Guardiola entrará em campo neste fim de semana para o primeiro teste da temporada, ao disputar um torneio contra equipes da Bundesliga antes da prova de fogo contra o Barcelona, na próxima quarta-feira.

Após seis vitórias em amistosos contra adversários fracos durante a pré-temporada, Guardiola enfrenta uma grande prova neste fim de semana na disputa da Copa Telekom, no campo do Borussia Moenchengladbach, onde os anfitriões, o Hamburgo e o Borussia Dortmund medirão forças.

O Bayern, que conquistou a tríplice coroa na temporada passada, poderia voltar a enfrentar o rival Borussia Dortmund na final de domingo, na reedição da decisão da última Liga dos Campeões, disputada em Wembley em maio, quando os bávaros venceram por 2-1.

Pouco dias depois, o Bayern receberá o Barcelona de Leo Messi em um amistoso na Allianz Arena de Munique, no que será o primeiro confronto de Pep Guardiola contra seus antigos comandados. Guardiola, porém, não reencontrará seu ex-assistente e atual técnico do Barça, Tito Vilanova, que sofreu uma segunda recaída de um câncer e será afastado mais uma vez de suas funções para se tratar.

Guardiola esteve à frente do Barcelona entre 2008 e 2012, conquistando 14 títulos e proporcionando um futebol bonito que encantou o planeta. Ele agora mudou de ares e tem outros planos e metas.

"Serão dois testes importantes para nós e, como qualquer competição que disputamos, queremos ganhar", disse o meia alemão Toni Kroos sobre a Copa Telekom.

O Bayern poderá contar com as voltas do espanhol Javi Martínez e dos brasileiros Dante e Luis Gustavo, que tiveram direito a um descanso prolongado em função das participações na Copa das Confederações pelas suas respectivas seleções.

Os próximos sete dias serão um grande teste para o novo esquema tático de Guardiola, que deve estrear o seu mais novo reforço, o meia brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara, que veio do Barcelona.

Guardiola, de 42 anos, assumiu o comando da equipe alemã em 24 de junho, insistindo que se adaptaria perfeitamente aos jogadores e prometendo mudar "algumas poucas coisas", antes de conduzir a pré-temporada do elenco no norte da Itália.

Quatro semanas após estas declarações, porém, Guardiola fez mudanças em posições importantes e instaurou um novo sistema, o 4-1-4-1.

O capitão Philipp Lahm, por exemplo, que sempre atuou como lateral direito, encontra-se agora numa nova função no meio do campo, enquanto o francês Franck Ribéry se aproximou mais do ataque, aparecendo como um 'falso nove', muito parecido com o que faz Messi no Barcelona.

"É um pouco estranho", disse Ribéry ao comentar o novo sistema. Lahm preferiu não polemizar. "Guardiola não reinventou o futebol", disse. Tudo isso será posto à prova neste sábado, quando o Bayern 'made in Guardiola' terá seu primeiro grande teste.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade