6 eventos ao vivo

Papa Francisco é fã de futebol e torce para o San Lorenzo

13 mar 2013
17h19
atualizado em 14/3/2013 às 10h19
  • separator
  • comentários

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito papa nesta quarta-feira com o nome Francisco, é declaradamente fã de futebol e torcedor do tradicional San Lorenzo de Almagro.

<p>Francisco é torcedor de carteirinha do San Lorenzo e chegou a rezar missa no clube</p>
Francisco é torcedor de carteirinha do San Lorenzo e chegou a rezar missa no clube
Foto: Twitter

O novo papa, nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, manifestou em diversas oportunidades a simpatia pelo time de Buenos Aires, fundado pelo padre Lorenzo Massa em 1908. Foi Bergoglio inclusive quem celebrou a missa de comemoração do centenário da agremiação.

Francisco visitou o time do coração enquanto cardeal e foi presenteado com camisa e flâmula. Além disso, o novo papa adquiriu uma carteira de sócio da equipe 14 vezes campeã nacional no ano do centenário. A paixão pelo time do bairro de Boedo teria surgido na infância, quando frequentava o clube enquanto o pai jogava basquete.

O jornal argentino Olé brincou com mais a santidade no país: "Maradona, Messi... e agora Jorge Mario Bergoglio, eleito como o novo papa". "O cardeal recebeu 77 votos e será chamado Francisco. Pela primeira vez na história, o máximo pontífice é argentino. E é torcedor do San Lorenzo", disse o veículo. O número de votos recebidos por cada cardeal no conclave não é divulgado pela Igreja.

Papa Francisco: paixão pelo San Lorenzo desde o berço da família
Papa Francisco: paixão pelo San Lorenzo desde o berço da família
Foto: Reprodução
Paixão desde criança
O San Lorenzo, fundado em 1908, é considerado um dos 'cinco grandes' do futebol argentino e recebeu este nome em homenagem ao padre Lorenzo Massa, que recusou a honra e a redirecionou à batalha de San Lorenzo, na qual os espanhóis foram derrotados por separatistas, em 1813. Massa foi o responsável pela escolha das cores azul e grená e pelas listas verticais do escudo, em homenagem à Virgem Maria.

Bergoglio, nascido em 1936, tem a paixão pelo San Lorenzo no sangue, já que seu pai foi jogador de basquete no clube. Em uma missa, ele chegou a citar a campanha vitoriosa do seu time em 1946, quando conquistou seu terceiro título nacional sem perder uma partida sequer. Hoje em dia, o clube vive outra realidade, ocupando apenas a 12ª posição do torneio final.

Segundo um site de torcedores do San Lorenzo, Francisco passou bom tempo da visita ao clube relembrando a equipe que faturou o título do Campeonato Argentino de 1946. Os jogadores exaltados pelo cardeal foram Armando Farro, René Pontoni e Rinaldo Martino.

Em 16 de março de 2008, Bergoglio fez sua última visita à equipe, que comemorava os 100 anos. Na ocasião, o cardeal foi convidado para celebrar a missa em alusão ao centenário e prometeu ajudar os dirigentes azul-grenás no combate à violência no esporte.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Com informações Gazeta Esportiva, EFE e AFP.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade