PUBLICIDADE

Papa se diz dividido em amistoso entre Argentina e Itália

13 ago 2013 - 18h28
(atualizado em 14/8/2013 às 07h43)
Compartilhar

O papa Francisco disse às seleções de futebol italiana e argentina nesta terça-feira que não poderia decidir quem apoiar no amistoso de quarta-feira, mas pediu aos times para dar um bom exemplo em seu comportamento dentro e fora do campo.

"É um pouco difícil decidir para quem torcer", afirmou Francisco, um argentino, cujos pais vieram do norte da Itália, em uma audiência com jogadores e autoridades no Vaticano antes da partida, que foi organizada em sua homenagem.

"A coisa boa é que é um amistoso e se certifiquem de que realmente seja", disse o pontífice a representantes das duas equipes, que vão jogar no Estádio Olímpico de Roma, em seu primeiro jogo em 12 anos.

"Vocês podem não perceber, mas para muitas pessoas que olham para vocês com admiração, vocês são um modelo, para o melhor ou para o pior, então estejam cientes disso e deem um exemplo de jogo limpo, respeito e altruísmo", disse o ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio, que é um ávido fã de futebol.

"Aqui no Vaticano me dizem que sou indisciplinado", brincou Francisco, que é conhecido por quebrar o protocolo do Vaticano.

Houve especulações de que o papa assistiria ao jogo, mas o técnico italiano Cesare Prandelli disse que Francisco tinha sido desaconselhado por sua equipe a comparecer.

O capitão argentino Lionel Messi, que vai perder o jogo de quarta-feira por causa de uma lesão muscular, disse que foi "um dia muito especial, inesquecível".

Já o goleiro italiano Gianluigi Buffon afirmou que espera que os dois times, que ganharam juntos seis Copas do Mundo, se encontrem novamente na final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

"Duas equipes com a história de Argentina e Itália têm o direito de sonhar (em vencer a Copa do Mundo)", disse ele em entrevista coletiva com Messi. "Uma equipe com a sorte de ter um jogador como Messi tem todas as chances de conquistar a Copa do Mundo".

(Reportagem de Gavin Jones)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade