PUBLICIDADE

Peñarol e Defensor iniciam decisão do Campeonato Uruguaio

3 jun 2013 - 19h10
(atualizado às 19h36)
Compartilhar

O Peñarol, que foi o campeão do Torneio Apertura, e o Defensor, que no último sábado conquistou o Clausura, começarão a decidir nesta terça-feira o título do Campeonato Uruguaio, em duelo no estádio Centenário, em Montevidéu.

O regulamento da competição prevê que o time de melhor campanha na soma dos pontos do Apertura e do Clausura já está na final, enquanto o melhor de cada um dos turnos se enfrentam em uma semifinal em jogo único.

Na temporada atual, o Peñarol tem o melhor desempenho geral e ainda faturou o Apertura, no segundo semestre do ano passado. Com isso, se bater o Danubio nesta terça, ficará com a taça. Caso perca, será necessária a disputa de uma decisão em dois jogos. Em caso de empate no Centenário, será disputada uma prorrogação, e se a igualdade persistir, ocorrerá uma disputa de pênaltis.

Ambas as equipes também se classificaram para a disputa da próxima Taça Libertadores, e o campeão nacional poderá também jogar a Copa Sul-Americana, a partir de agosto.

O Defensor conquistou o título do Clausura de uma forma sofrida. A equipe não passou de um empate em 1 a 1 com o Cerro, com o gol que valeu o troféu sendo feito nos últimos 20 minutos de jogo. Com isso, o time terminou a competição com um ponto a mais que o segundo colocado, o próprio Peñarol.

Os vencedores do torneio do primeiro semestre deste ano têm uma equipe jovem, que soube aguentar a pressão mesmo após a lesão de seu capitão, o meia Nicolás Olivera, que ainda se recupera de uma fratura no rosto e ficará de fora do duelo desta terça.

No entanto, houve sim uma queda de rendimento por parte do Defensor, já que, em seus últimos quatro jogos, venceu apenas um e empatou quatro. O primeiro lugar só foi conquistando por conta da boa vantagem que o time tinha antes da lesão de Olivera.

O Peñarol, por sua vez, terá o desfalque do zagueiro Carlos Valdez, um dos destaques da equipe na temporada, que no sábado sofreu um rompimento no tendão de Aquiles da perna esquerda. Com isso, ele ficará aproximadamente dois meses fora dos gramados.

Valdez inclusive havia sido convocado para a seleção uruguaia, após três anos de ausência. No entanto, a lesão o deixará de fora da partida contra a Venezuela, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, no dia 11 deste mês, e da Copa das Confederações.

O Peñarol cresceu na última parte do Torneio Clausura e vive bom momento, tendo obtido dez de seus últimos 12 pontos disputados e feito nove gols e sofrido apenas um seus em seus dois últimos jogos.

Seu melhor momento, somado ao elenco mais experiente, faz com que seja considerado favorito para a decisão, em que pode se sagrar campeão nacional pela 49ª vez. Já se o Defensor busca sua quinta conquista.

Prováveis escalações:.

Defensor: Campaña; Zeballos, Risso, Malvino e Arias (Herrera); Amado, Fleurquin, De Arrascaeta e Hernández; Rentería e Risso. Técnico: Tabaré Silva.

Peñarol: Bologna; Aguirregaray, González, Darío Rodríguez e Silva; Novick, Cristóforo, Estoyanoff, Pacheco e Núñez (Fernández); Zalayeta. Técnico: Jorge Da Silva.

Árbitro: Martín Vázquez (Uruguai), auxiliado por seus compatriotas Miguel Nievas e Nicolás Tarán.

Estádio: Centenário, em Montevidéu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade