PUBLICIDADE

'Persona non grata' no Bernabéu, Luis Enrique faz novo capítulo da rivalidade

23 out 2014 - 12h11
Compartilhar

Quando se fala no nome de Luis Enrique, a identificação com o Barcelona é imediata. Porém, antes disso, Lucho vestiu a camisa do Real Madrid, e chegou a brilhar no Santiago Bernabéu. Exatamente por causa da transferência polêmica, e por sempre ter feito questão de comemorar muito os seus gols em cima dos Merengues, virou "persona non grata" por lá. Neste sábado, volta a enfrentar a equipe, mas desta vez como treinador do time catalão.

Pelo Real Madrid, clube que defendeu entre 1991 e 1996, enfrentou o Barcelona diversas vezes e marcou apenas um gol, na famosa goleada por 5 a 0 de 1995, que foi uma "resposta" à vitória com o mesmo placar dos catalães um ano antes. Pelo Barça, foi bem mais decisivo.

Em seu período catalão, enfrentou o Real Madrid 14 vezes, todas pelo Campeonato Espanhol e o retrospecto é levemente favorável. Em 14 partidas, venceu seis, empatou quatro e perdeu outras quatro. No total, marcou cinco gols, sendo três de cabeça. O seu clássico inesquecível, certamente será o de fevereiro de 1999. Na ocasião ele fez dois gols na vitória em casa por 3 a 0. Rivaldo fez o outro.

Depois de ter se aposentado em 2004, Luis Enrique ingressou na carreira de treinador em 2008, quando assumiu o Barcelona B. Porém, nunca coincidiu na mesma divisão do Real Madrid Castilla (equipe B dos Merengues), então não disputou um clássico entre os times reservas.

Mas enfrentou o Real Madrid como treinador, e não deixou de aprontar. Pelo Celta, na temporada passada, perdeu no Bernabéu por 3 a 0. Mas na volta, na penúltima rodada, o time de Vigo venceu em casa por 2 a 0, e tirou qualquer chance matemática de título dos Merengues. No sábado começa um novo capítulo da conturbada história de Lucho com o time da capital.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade