PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Porto Alegre costuma ser palco de fiascos do Corinthians

1 jul 2009 - 09h38
(atualizado às 09h44)
Compartilhar

Uma das grandes capitais do futebol nacional, Porto Alegre será palco da decisão de Copa do Brasil, nesta quarta-feira (21h50 de Brasília), entre Internacional e Corinthians. Para os corintianos, será a tentativa de superar um histórico de resultados ruins na capital gaúcha.

Especiais:

» Você sabe tudo sobre

Corinthians x Inter?

Na Copa do Brasil de 2001, Corinthians se deu mal no Sul
Na Copa do Brasil de 2001, Corinthians se deu mal no Sul
Foto: Getty Images

» Quiz: teste seus conhecimentos

» Monte as escalações ideais dos finalistas

» Veja fotos da torcida

» ESPN: assista aos gols
do Corinthians no torneio

» ESPN: assista aos gols
do Internacional no torneio

» ESPN: relembre o título
de 2002 do Corinthians

» ESPN: relembre o título
de 1995 do Corinthians

» ESPN: relembre o título
de 1992 do Internacional

Veja também:

» Sanchez defende Ronaldo e diz que Corinthians é democrático

» Inter relembra Tinga em 2005 em DVD de erros a favor do Corinthians

Foi no Estádio Olímpico, em 2007, que o Corinthians viu ser confirmado o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, graças a um empate em 1 a 1 com o Grêmio. Curiosamente, o Internacional também estava envolvido na disputa, e perdeu para o Goiás, por 2 a 1, no Serra Dourada. Assim, foi decretada a queda corintiana.

No mesmo estádio, em 2001, o Corinthians viu começar a se desfazer o sonho de conquistar a Copa do Brasil. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo vencia o Grêmio por 2 a 0, mas permitiu ao adversário que empatasse o jogo e deixasse o campo com uma "vitória moral". Em São Paulo, os gremistas confirmaram o título.

Em 1996, o Corinthians também foi eliminado pelo Grêmio. As duas equipes disputavam um posto nas semifinais da Copa Libertadores e os gremistas, no jogo de ida, em São Paulo, fizeram 3 a 0. Em Porto Alegre, administraram o resultado e, mesmo perdendo por 1 a 0, decretaram a eliminação corintiana.

Corinthians e Grêmio se reencontraram em 97, pelas semifinais da Copa do Brasil, e novamente o sorte sorriu para os gaúchos, que venceram em São Paulo e seguraram um empate em 1 a 1 no Olímpico. Na decisão, os gremistas ainda bateriam o Flamengo, conquistando a competição.

No Beira-Rio, o Corinthians também tem derrotas marcantes. Em 1976, na decisão em jogo único do Campeonato Brasileiro, o Internacional conquistou o bicampeonato nacional, vencendo por 2 a 0, gols de Dario e Valdomiro. Àquela ocasião, os corintianos reclamaram da recepção nada hospitaleira dos gaúchos.

No ano seguinte, ambos os clubes se reencontraram na disputa da Copa Libertadores e o Corinthians sequer avançaria para a segunda fase, na mesma temporada em que quebrou seu jejum de títulos, contra a Ponte Preta. No Beira-Rio, no entanto, o Internacional fez o dever de casa e venceu por 1 a 0, deixando o time de Basílio fora do sonho continental.

O Inter despachou o Corinthians, também, no único outro confronto entre as duas equipes pela Copa do Brasil, em 1992, quando venceu por 4 a 0 em São Paulo e garantiu a vaga. Ainda no início da década, o Grêmio já havia atestado sua fama copeira, eliminando os corintianos do torneio em 1991 e 1994.

A grande alegria corintiana em Porto Alegre se deu em 1995. Depois de vencer o Grêmio por 2 a 1 em São Paulo, o Corinthians voltou a bater o rival em Porto Alegre, por 1 a 0. A vitória valeu o primeiro título de Copa do Brasil da equipe paulista, em um raro momento de felicidade no Rio Grande do Sul.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade