PUBLICIDADE

Porto inova e leva barco para participar da 'Bienal de Veneza'

27 jun 2013 - 13h25
Compartilhar

O Porto vai estar presente na 55ª Bienal de Veneza através de "cacilheiro" (espécie de barca, como a que faz o trajeto entre Rio de Janeiro e Niterói). A artista plástica Joana Vasconcelos, uma das mais conceituadas no mundo, vai levar sua arte para a Itália tendo o Dragão como parceiro em um dos principais eventos do segmento.

O barco "Trafaria Praia" é um símbolo da associação do clube com Joana. O Porto vai ter sua marca em todos os suportes de comunicação alusivos à obra, e até pode realizar eventos a bordo.

No cacilheiro, Joana reproduziu um ambiente marinho à base de têxteis e elementos luminosos. Um trabalho de patchwork azul e branco que cobre o teto e as paredes do convés do cacilheiro, com vários elementos em crochê com LEDs incorporados.

E MAIS:

Aprovado o aumento de clubes no Campeonato Português

Com nome de banco brasileiro, 'Museu do Porto' será parceiro do 'Museu do Futebol'

'Guru' dos robôs, consultor da NASA recebe camisa do Porto

De acordo com a artista a instalação transmite uma atmosfera uterina que remete para o fundo do mar. Um cenário que evoca as "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Júlio Verne. A artista ainda elogiou o clube.

- O apoio e o entusiasmo que, desde a primeira hora, o Porto ofereceu ao projecto artístico apresentado na Bienal de Veneza comprovam o espírito visionário e a dimensão internacional de uma instituição que é uma referência no mundo - disse Joana, que também recebeu elogios do presidente do clube, Pinto da Costa:

- No Porto apreciamos grandes talentos como a Joana Vasconcelos e promovemos a troca de experiências únicas. Estamos muito satisfeitos com esta parceria que está destinada a um sucesso sem limites e sem fronteiras.

Joana ganhou o prêmio "Novos Artistas" em 2000, e desde então tem se destacado no cenário. No ano passado, tornou-se na primeira mulher e na mais jovem a expor no Palácio de Versalhes, numa exposição visitada por 1,6 milhão de pessoas, a mais visitada em Paris nos últimos 50 anos.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade