2 eventos ao vivo

Porto joga por vitória, e Benfica sonha com milagre no fim do Português

17 mai 2013
15h07
atualizado às 15h37

Única das principais competições nacionais europeias que será decidida na última rodada, o Campeonato Português conhecerá seu campeão neste domingo, quando o Porto, depois de uma espetacular virada sobre o Benfica, só precisará de uma vitória sobre o Paços de Ferreira para garantir o título.

Na semana passada, quem vivia a situação de necessitar vencer para soltar o grito de campeão da garganta era a equipe lisboeta. No sábado, os Encarnados visitaram o Porto e se conquistassem os três pontos garantiriam matematicamente o título com uma rodada de antecedência.

Logo aos 18 minutos de jogo, com gol de Lima, o Benfica ficou ainda mais perto do objetivo. Seis minutos depois, o Dragão chegou ao empate com Varela. O resultado faria com que o time da capital jogasse por um resultado positivo na 30ª rodada.

Coube a um jovem curitibano, de 19 anos, mudar radicalmente a história do Campeonato Português: após tabelar com o veterano Liédson, o atacante Kelvin, ex-Paraná, decretou a virada do Porto. Com o resultado, a equipe chegou aos 75 pontos, um a mais que o Benfica.

Além da vitória, os Dragões têm algumas outras combinações a seu favor: se empatar ou perder, precisa que o time lisboeta não vença seu jogo contra o Moreirense - também no domingo. Se ao fim do torneio os dois líderes acabarem empatados em pontos, o campeão será o Porto, pelo confronto direto (1 a 1 no turno, e 2 a 1 no returno).

Para encarar o Paços de Ferreira - já garantido como terceiro no Português, com vaga na Liga dos Campeões da Europa - o atual líder da competição só tem um problema: o volante Fernando, que está suspenso. No lugar do brasileiro, quem deve atuar é o belga Steven Defour.

Rival portista deste domingo, o Paços de Ferreira se garantiu na 'Champions' pela primeira vez em sua história ao empatar na semana passada com a Académica de Coimbra, e o Braga perder para o Nacional. A equipe tem dois brasileiros no elenco: o goleiro Cássio, ex-Vasco, e o meia Luiz Carlos, ex-Ipatinga.

O Benfica, que levou um duro golpe no fim de semana, foi a nocaute novamente na quarta-feira, ao ser derrotado pelo Chelsea, por 2 a 1, na decisão da Liga Europa, também nos acréscimos, com um gol do zagueiro sérvio Branislav Ivanovic. Assim, o clube mantém jejum de 51 anos sem títulos continentais.

Para a partida contra o Moreirense - que luta contra o rebaixamento - o técnico Jorge Jesus não poderá contar com o zagueiro argentino Ezequiel Garay, que se contundiu na final contra o 'Blues'. Em seu lugar deve atuar o brasileiro Jardel, ex-Cruzeiro.

Além da disputa pelo título, ainda há uma vaga continental a ser preenchida, a do terceiro representante português na próxima edição da Liga Europa. O Vitória de Guimarães, finalista da Copa de Portugal, e Braga, garantindo matematicamente na quarta colocação, já se garantiram.

Quem luta por garantir um lugar na competição são Estoril e Rio Ave. A primeira, uma verdadeira legião brasileira, contando com sete jogadores do país no elenco, precisa apenas de um empate com o Gil Vicente fora de casa. O outro postulante também joga fora de casa contra o Vitória de Guimarães e precisa de uma vitória, além de uma derrota do concorrente.

Apesar de ter 39 pontos, mesma pontuação do Rio Ave, três a menos que o Estoril, o Sporting não tem chances de se classificar para a Liga Europa, devido ao confronto direito nos jogos disputados contra o atual quinto colocado na tabela.

A briga para evitar o rebaixamento do Campeonato Português também promete fortes emoções. Hoje, estariam rebaixados Beira-Mar (23 pontos) e Moreirense (24), que enfrentam Sporting e Benfica, respectivamente. Também estão com chances de cair: Olhanense (24), Gil Vicente (25) e Vitória de Setúbal (26).

A situação mais confortável é a equipe de Setúbal, que só precisa de um empate para se livrar da queda. O Gil Vicente, por sua vez, precisa vencer o Estoril, enquanto o Olhanense precisa bater o Marítimo.

Todos os 10 jogos da 30ª e última rodada do Campeonato Português serão disputadas simultaneamente.

Programação da 30ª e última rodada do Campeonato Português:.

Domingo (19/05).

Beira-Mar - Sporting.

Benfica - Moreirense.

Gil Vicente - Estoril.

Nacional - Académica de Coimbra.

Paços de Ferreira - Porto.

Olhanense - Marítimo.

Vitória de Guimarães - Rio Ave.

Vitória de Setúbal - Braga.

EFE   
publicidade