PUBLICIDADE

Porto tenta última cartada em sua caça ao Benfica no Campeonato Português

26 abr 2013 - 13h34
(atualizado às 13h43)
Compartilhar

A quatro rodadas do fim do Campeonato Português, com quatro pontos atrás do líder Benfica, o Porto entra em campo neste sábado, em casa, para encarar o Vitória de Setúbal com obrigação de ganhar, para depois poder "secar" o rival que fecha a 27ª rodada da competição, visitando o Marítimo.

E este fim de semana é tratado como "chave" para as pretensões dos 'Dragões' na luta pelo título nacional, afinal de contas daqui duas rodadas haverá o clássico entre Porto e Benfica, que poderá definir o campeão da temporada.

Para ver a briga esquentar, o time dos brasileiros Hélton, Danilo, Maicon, Alex Sandro e Fernando, torcem para que os 'Encarnados' sintam a quebra da invencibilidade de 38 jogos sofrida nesta quinta-feira, diante do Fenerbahçe, no jogo de ida das semifinais da Liga Europa, que terminou 1 a 0.

O técnico Vítor Pereira foi quem mais pediu foco aos jogadores, usando durante a semana, expressões como "espírito de guerra", "confiança alta", "luta e suor". Além disso, o comandante portista pediu uma "arbitragem correta e justa", no duelo entre Marítimo e Benfica.

Para o jogo deste sábado, o Porto voltará a ter o atacante Varela, que se recuperou de lesão. O zagueiro Maicon, ex-Cruzeiro, ainda em fase final de tratamento, está fora do jogo. Os laterais Danilo e Alex Sandro, ex-Santos, os goleiros Hélton, ex-Vasco, e Fabiano, ex-São Paulo, estão relacionados.

O rival do Porto é o Vitória de Setúbal, que luta para escapar do rebaixamento, ocupando a 11ª rodada, cinco pontos a frente do penúltimo colocado Moreirense. A equipe vai para o jogo com um importante desfalque, o meia Danilo Alves, ex-Palmeiras B e Sport Recife, que está contundido.

O Benfica, por sua vez, tem o jogo do Marítimo no meio de uma semana agitada, na qual enfrentará os dois jogos contra o Fenerbahçe. Se na ida os turcos perderam por 1 a 0, os portugueses precisa vencer na volta por dois gols de diferença.

Nesta quinta-feira, em Istambul, o técnico Jorge Jesús manteve o rodízio no elenco, deixando o atacante Lima no banco durante toda a partida, e fazendo com que o argentino Nicolás Gaitán entrasse apenas quando faltavam 26 minutos.

Alguns jogadores, incluindo os dois preservados no meio de semana, vem demonstrando desgaste físico, já que além do Português e da Liga Europa, o clube ainda segue vivo na Copa de Portugal, na qual disputará a decisão. Esse desgaste é uma das preocupações entre os benfiquistas.

Quem abre a rodada, nesta sexta-feira é o Braga, que encarará fora de casa o Estoril. A equipe, que nos últimos anos se transformou numa legião brasileira (atualmente são 10 jogadores do país), ocupa o quarto lugar na competição com 46 pontos, três a menos do Paços de Ferreira, que ocupa a última vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

O rival dos bracarenses, por sua vez, tem uma missão complicada na rodada, enfrentando fora de casa o Vitória de Guimarães, quinto colocado, com 36 pontos, que por sua vez está na último posto que garante vaga na próxima Liga Europa.

No Estádio José Alvalade, o Sporting tenta subir da nona colocação neste domingo, contra o Nacional. Com o risco de rebaixamento eliminado, os 'Leões' tentam agora beliscar uma vaga em competição continental, que salvaria a temporada do time lisboeta.

Programação da 27ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Estoril - Braga.

Sábado.

Porto - Vitória de Setúbal.

Domingo.

Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira.

Rio Ave - Beira-Mar.

Gil Vicente - Olhanense.

Sporting - Nacional.

Académica de Coimbra - Moreirense.

Segunda-feira.

Marítimo - Benfica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade