8 eventos ao vivo

Preparador explica uso da fisiologia e trabalho individualizado com Deco

20 mar 2013
10h37

O segredo da preparação física para utilizar o meia Deco o máximo de jogos tem nome: fisiologia e trabalho específico. Foi isso que o preparador físico do clube, Cristiano Nunes, explicou como esse tipo de atividade é passada ao jogador e como esse trabalho em parceria com os fisiologistas do clube é feito.

- A medida que ele vai apresentando um cansaço mais acentuado, você precisa descansá-lo um pouco. Além disso, aqui no Fluminense tem um controle enzimático do departamento de fisiologia onde você consegue fazer a leitura de enzimas que caracterizam o estresse físico e uma vez essas enzimas se apresentando de forma elevada, no seu organismo, na sua corrente sanguínea, esse atleta merece uma atenção especial no sentido de você afastá-lo das atividades de campo - explicou Cristiano.

O preparador também falou que pela idade do camisa 20, as chances dele ter uma lesão são maiores. Por isso, o trabalho que Deco costuma realizar na academia, que o faz perder alguns treinos no gramado, é importante para que ele mantenha o bom rendimento físico dentro de campo:

- Existe uma força universa negativa entre a força e a idade, a medida que a idade vai aumentando, principalmente depois dos 30 anso, existe uma tendência natural do ser humano que a força diminua. Consequentemente, questões relacionadas a flexibilidade, mobilidade, então você tem que tomar cuidado para que esses níveis de força não caiam de forma tão acentuada ao ponto dele não conseguir render em alto nível, então essas atividades que determinados atletas realizam dentro de academia é exatamente isso, tentar promover a manutenção da força para que eles tenham um bom rendimento físico no campo.

Deco teve uma lesão na pré-temporada, que o tirou de alguns treinamentos na época. Cristiano frisou que essa contusão não atrapalha o condicionamento físico de Deco, já que ele treina com o grupo normalmente a pelo menos um mês e meio e salientou que a medida que ele for atuando e ganhando ritmo de jogo, a tendência é que passe a ter um rendimento melhor e elogiou o jogador, lembrando que tem se dedicado bastante nos treinamentos.

- O atleta já está em campo a pelo menos 45 dias e isso faz com que ele se encontre em boas condições. É evidente que ele tem a evoluir, mas a medida que os jogos vão acontecendo, ele vai adquirindo um ritmo mais forte, com certeza é um grande jogador, um atleta que tem procurado fazer todos os trabalhos propostos pelo departamento físico e técnico e isso caracteriza uma situação benéfica que o Deco ainda fará diferença a frente do Fluminense, dando muitas alegrias ao torcedor - finalizou Cristiano Nunes.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade