PUBLICIDADE

"Sub-22" da Costa Rica surpreende, bate Bolívia e põe Argentina em 3º

7 jul 2011 - 21h10
(atualizado em 8/7/2011 às 07h10)
Compartilhar

Integrante da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe), a Costa Rica não demonstrou grande interesse na disputa da Copa América. Com uma equipe "Sub-22", no entanto, o país conseguiu a primeira vitória no torneio. Com ótima atuação ofensiva, a formação comandada pelo argentino Ricardo La Volpe derrotou a Bolívia por 2 a 0, e entrou na disputa por uma vaga às quartas de final da competição sul-americana.

O surpreendente resultado conquistado na cidade de San Salvador de Jujuy deixou a Costa Rica na segunda colocação do Grupo A, com três pontos - um à frente da anfitriã e favorita Argentina, que tropeçou novamente na última quarta-feira ao empatar com a Colômbia por 0 a 0. Os colombianos permanecem na liderança com quatro pontos. O triunfo pressiona ainda mais a seleção local, que poderá protagonizar o vexame de ser eliminada precocemente.

Em contrapartida, a Bolívia caiu para a lanterna da chave com apenas um ponto, conquistado na estreia depois de um inesperado empate contra a Argentina. Assim, a equipe necessita obrigatoriamente de uma vitória na última rodada para sonhar com a classificação às quartas de final do torneio.

Embalado pela ótima vitória sobre a Bolívia, a Costa Rica disputará a classificação justamente contra a pressionada Argentina, no próximo dia 11, às 21h45 (de Brasília), em Córdoba. Em caso de surpresa diante dos anfitriões, a equipe não apenas assegurará um lugar entre os oito melhores da Copa América, como ocasionará uma histórica eliminação para os comandados de Sergio Batista.

Por outro lado, a Bolívia tentará sobreviver na competição diante da Colômbia, que precisa de apenas um empate para se garantir na próxima fase. O confronto entre as duas seleções será realizado no dia 10, às 16h, na cidade de Santa Fé.

O jogo

Enquanto a torcida da Bolívia se divertia com instrumentos nas arquibancadas do Estádio 23 de Agosto, o time também ditava o ritmo no gramado. Com mais posse de bola e com clara superioridade técnica, a equipe criava (e perdia) as melhores oportunidades no duelo diante da jovem equipe adversária.

Aos 12min, o ex-corintiano Arce avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Marcelo Moreno, que se esticou e não alcançou. A Costa Rica respondeu em cabeçada perigosa de Martínez, aos 27, na única boa chegada dos comandados de Ricardo La Volpe na etapa inicial. Moreno ainda teve outra chance para os bolivianos, mas furou dentro da área, depois de cruzamento oriundo do lado esquerdo.

Na etapa complementar, o jogo ganhou em emoção e se transformou em um dos mais agitados do torneio. A Bolívia seguia dominando a posse de bola, mas a Costa Rica passou a encaixar contra-ataques e cresceu, ficando mais perto de balançar as redes.

Depois de tomar dois sustos, os costarriquenhos abriram o placar aos 14min, com um gol de Allan Guevara, que entrou na vaga de Madrigal no intervalo. O goleador recebeu ótima enfiada de Campbell e chutou duas vezes antes de marcar, aproveitando rebote de Arias. A vantagem desestabilizou o rival, que quase levou mais um aos 20min: Campbell cobrou falta na trave.

Com 25min, outro contra-ataque bem armado por pouco não resultou em gol. Contudo, o zagueiro Rivero impediu a bola de entrar utilizando a mão. Com o defensor expulso, Guevara teve a chance de tranquilizar a Costa Rica e decidir o jogo, mas Arias defendeu a cobrança do pênalti e o rebote.

A Bolívia poderia ter crescido na partida, mas logo perdeu mais um jogador. Wálter Flores fez falta grosseira em Campbell e também foi expulso. Na cobrança da falta, Guzman acertou a trave.

No entanto, no lance seguinte, aos 33, o inspirado Campbell, principal destaque da partida desta quinta-feira, disparou livre pela esquerda e decidiu a partida. Ao invadir a área, o jovem jogador do Saprissa, de apenas 19 anos, mostrou tranquilidade e tocou com categoria na saída do goleio para decretar a vitória da Costa Rica diante dos bolivianos.

FICHA TÉCNICA

Bolívia 0 x 2 Costa Rica

Gols:

Costa Rica: Martínez, aos 14min do segundo tempo; e Campbell, aos 33min do segundo tempo

Bolívia
Arias; Alvarez, Rivero, Gutiérrez e Raldes; Flores, Robles (Chávez), Rojas (Peña) e Campos (García); Juan Arce e Marcelo Moreno.
Técnico: Gustavo Quinteros.

Costa Rica
Moreira; Acosta, Duarte e Calvo; Salvatierra, Leal, Guzmán, Mora (Cubero) e Madrigal (Guevara); Campbell e Martínez (Elizondo).
Técnico: Ricardo La Volpe

Cartões Amarelos
Bolívia: Gutierrez, Campos e Marcelo Moreno
Costa Rica: Duarte, Salvatierra e Guzman

Cartões Vermelhos
Bolívia: Rivero e Flores

Árbitro
Carlos Vera (Equador)

Local
Estádio 23 de agosto, em San Salvador de Jujuy (Argentina)

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade