PUBLICIDADE

Real Madrid e Barcelona não terão vida fácil na Liga dos Campeões

20 dez 2012 - 14h31
(atualizado às 15h03)
Compartilhar

O Real Madrid e o Barcelona, dois grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões da Europa, não terão vida fácil nas oitavas de final da competição, enfrentando Manchester United e Milan, respectivamente, após sorteio nesta quinta-feira, na sede da UEFA em Nyon, na Suíça.

Os jogos de ida serão realizados nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro e as voltas em 5, 6, 12, e 13 de março, enquanto que a final será disputada em Wembley em 25 de maio.

O Real de José Mourinho, que está 13 pontos atrás do rival Barcelona na Liga Espanhola após apenas 16 rodadas, fez da Liga dos Campeões o principal objetivo da temporada.

Com os triunfos de 2004 e 2010, o treinador português, cada vez mais contestado no clube, tenta vencer pela terceira vez a competição - o que seria o 10º título do Real - após duas eliminações seguidas nas semifinais.

O Real terá que medir forças com a equipe de Alex Ferguson, perdedor nas finais de 2009 e 2011 e que encontrou em Van Persie um artilheiro regular para complementar Wayne Rooney. Os "Diabos Vermelhos" querem apagar a péssima campanha do torneio passado, quando foram eliminados na fase de grupos.

O confronto da equipe da capital espanhola contra o Manchester United terá, no jogo de volta em 5 de março, o retorno do craque português Cristiano Ronaldo a Old Trafford, onde jogou por sete temporadas.

"É o confronto que todos queriam ver, mas um pouco mais tarde na competição", disse John Alexander, dirigente do Manchester United. "As duas equipes têm currículos imensos neste torneio. O ano em que ganhamos do Real Madrid também foi o ano em que vencemos a final em Wembley (1968))", completou.

Mais recentemente, o último confronto entre os dois gigantes europeus entrou para a história da competição, em jogo válido pelas quartas de final da "Champions" de 2003. O Real havia ganhado o jogo de ida por 3 a 1 e se classificou mesmo após perder na volta por 4 a 3, com direito a três gols de Ronaldo "Fenômeno".

O outro grande confronto ficou por conta do encontro entre Barcelona e Milan. O clube italiano, mesmo sendo menos competitivo do que em anos anteriores, ainda é uma potência no continente e conta com o talento do jovem atacante italiano de origem egípcia El Shaarawy, artilheiro do "Calcio" com 14 gols.

As duas equipes também se encontraram na competição no ano passado, em jogos válidos pela fase de grupos, e o Milan não foi presa fácil: empate no Camp Nou (2-2) e vitória apertada do Barça em San Siro (3-2).

O Barcelona, campeão da Europa em 2009 e 2011 e que conta com o argentino Lionel Messi, ainda é considerado o grande favorito do torneio. Mas o clube catalão foi pego de surpresa na quarta-feira com a notícia da recaída do câncer de seu treinador Tito Vilanova, que foi operado nesta quinta-feira para a retirada de um tumor na glândula parótida.

O secretário geral da UEFA, Gianni Infantino, expressou a solidariedade do futebol europeu antes do sorteio: "Tito, estem tots amb tu" ("Tito, estamos todos com você" em catalão) disse o dirigente.

Em outro confronto das oitavas de final, o Arsenal enfrenta o Bayern de Munique, vice-campeão da edição do ano passado. "Estou feliz em reencontrar Poldi (Lukas Podolski) e Per (Mertesacker) porque é sempre especial enfrentar companheiros da equipe nacional", comentou Lahm, capitão da equipe alemã. "Nossas chances de classificação são reais".

O Paris SG, que nutre grandes ambições europeias após a aquisição da equipe por um fundo de investimento catariano e as compras faraônicas de jogadores (Ibrahimovic, Thiago Silva, Pastore...), enfrentará o Valencia da Espanha.

Nos outros confrontos, a Juventus de Turin pega o Celitc escocês, o campeão alemão Borussia Dortmund joga contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o Shalke 04 da Alemanha enfrenta o Galatasaray da Turquia e o Porto encontra o Málaga.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade