PUBLICIDADE

Real Sociedad vence, vê Valencia perder e se garante na Liga dos Campeões

1 jun 2013 - 18h55
(atualizado às 19h22)
Compartilhar

A Real Sociedad venceu o Deportivo La Coruña neste sábado, por 1 a 0, rebaixou o rival e de quebra garantiu o quarto lugar do Campeonato Espanhol, consequentemente valeu vaga na Liga dos Campeões Europa, desbancando o Valencia, que caiu diante do Sevilla, por 4 a 3.

A equipe basca precisava vencer e torcer por um tropeço da equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas. A parte da Real Sociedad foi atingida com gol de Antoine Griezmann, aos 22 minutos de partida.

Depois foi aguardar o desfecho do emocionante jogo de Sevilha. Ever Banega até colocou o Valencia na frente, mas a equipe não conseguiu segurar Alvaro Negredo, que teve atuação espetacular e foi o grande nome da partida. Roberto Soldado ainda descontou, marcando duas vezes.

Com os dois resultados, o clube de San Sebastián chegou aos 66 pontos, selando seu retorno à Liga dos Campeões após 10 anos. O Valencia, por sua vez, terá que se contentar em disputar a Liga Europa, junto com - no campo - Málaga e Betis.

O primeiro citado no entanto, aguardam decisão da Uefa para ser confirmados na competição. Assim, Rayo Vallecano - que também tem pendências com a entidade - e o Sevilla ainda esperam a possibilidade de disputar a próxima edição do segundo torneio em importância no Velho Continente.

O sábado no Campeonato Espanhol ainda foi de marca histórica para o Barcelona, que igualou os 100 pontos obtidos pelo Real Madrid na temporada passada, ao vencer o Málaga por 4 a 1. Esta é a maior pontuação obtida na história da competição.

A partida de hoje ainda marcou algumas despedidas. O lateral francês Eric Abidal disputou sua última partida com a camisa do time catalão, ao entrar aos 30 minutos do segundo tempo, no lugar de Piqué. Outro que pode ter disputado sua última partida pelo clube foi o atacante David Villa, que deve ser negociado.

Quem também deu adeus, mas sem grandes demonstrações de afeição foi José Mourinho, que comandou o Real Madrid pela última vez na vitória sobre o Osasuna por 4 a 2.

O Santiago Bernabéu recebeu apenas 55 mil pessoas, em um dos menores públicos do Real Madrid na temporada. Excesso mesmo apenas de jornalistas tentando entrevistar o provável futuro técnico do Chelsea antes do jogo, o que acabou atrasando o pontapé inicial em alguns minutos.

Na parte debaixo da tabela, Mallorca, Deportivo La Coruña e Zaragoza não conseguiram escapar do rebaixamento, enquanto o Celta pôde respirar aliviado ao vencer o Espanyol por 1 a 0, terminando na 16ª colocação, com 37 pontos.

O La Coruña era o único que dependia de si, mas perdeu para o Real Sociedad, em casa. Já o Mallorca, até venceu o Valladolid, por 4 a 2, mas acabou caindo. Um dos gols da equipe foi marcado pelo mexicano Giovanni dos Santos, que não foi liberado para se apresentar a seleção mexicana, para iniciar preparação para a Copa das Confederações.

O Zaragoza, por sua vez, terminou na lanterna da competição ao ser derrotado pelo Atlético de Madrid, por 3 a 1. O brasileiro Diego Costa balançou as redes duas vezes, chegando aos 10 gols na competição.

Nos demais jogos da rodada, o Granada bateu o Getafe por 2 a 0, e Rayo Vallecano e Athletic Bilbao empataram em 2 a 2, no jogo que marcou a despedida de Marcelo Bielsa, especulado no Santos, do comando da equipe basca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade