PUBLICIDADE

Rebaixamento e briga por vagas europeias marcam últimas rodadas

13 mai 2013 - 14h28
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

O ano de 2013 será marcado por uma série de acontecimentos no futebol europeu que serão sentidos nos próximos anos. Foi nesta temporada, por exemplo, que Sir Alex Ferguson, o lendário treinador do Manchester United, resolveu se aposentar após quase 27 anos à frente do clube inglês. Neste ano, o Bayern de Munique, mesmo "apenas" campeão alemão até agora, já entrou para a História ao cravar duas grandes goleadas no lendário time do Barcelona.

Os bávaros, aliás, estão a um jogo do quinto título europeu. E na final eles têm a companhia do rival local Borussia Dortmund, outro destaque da temporada europeia pelo elenco jovem e cheio de destaques como Lewandowski, Reus e Götze (este já negociado com o próprio Bayern).

Na Itália, domínio total da Juventus, o time mais bem organizado da Bota e bicampeão nacional. O título francês também já está decidido, com o PSG conquistando o tricampeonato no total e o primeiro troféu desde 1994. Na Holanda, deu Ajax e na Turquia, bi do Galatasaray.

Um dos poucos campeonatos de ponta que não está decidido é o Português. No último sábado, o Porto deu um passo gigantesco para conquistar mais um título nacional, ao vencer o rival Benfica com gol no fim e ultrapassando o Encarnado na tabela com apenas uma rodada para o fim.

Apesar de praticamente todos os títulos já estarem decididos, ainda há muito a se jogar nas últimas rodadas, com rebaixamento e vagas nas competições europeias ainda a serem definidos. Veja um panorama da situação dos clubes europeus na quatro principais ligas europeias:

Müller e Ribéry são dois dos astros do campeão alemão Bayern de Munique (Foto: Christof Stach/AFP)

ALEMANHA

Na Alemanha, por exemplo, Bayern, Dortmund e Leverkusen já estão garantidos na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. No entanto, há uma boa briga na última rodada para ver quem consegue a última vaga.

O Schalke 04 tem 52 pontos, contra 51 do Freiburg e 50 do Eintracht Frankfurt. Na última rodada, os dois primeiros se enfrentam e o Frankfurt pega o Wolfsburg, torcendo por um empate e precisando golear o adversário.

Na parte de baixo, o Greuther Furth é o único rebaixado. Hoffenheim, Augsburg e Fortuna Dusseldorf "disputam" uma vaga na segunda divisão e uma nos playoffs para a queda.

Carrick, Van Persie e Rafael comemoram o 20º título do Manchester United (Foto: AFP Photo)INGLATERRA

A Inglaterra vive situação parecida, com também uma rodada para o fim do campeonato. O Chelsea está praticamente garantido na próxima Champions, com o campeão Manchester United e o vice Manchester City. Arsenal e Tottenham disputam a quarta vaga.

O Wigan, atual campeão da Copa da Inglaterra, pode ser o terceiro rebaixado inglês, caso tropece nesta terça-feira contra os Gunners em jogo atrasado da penúltima rodada. QPR e Reading já caíram.

Juventus levanta taça do bicampeonato italiano, conquistado há algumas rodadas (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)ITÁLIA

O Campeonato Italiano está decidido, mas ainda há uma vaga em jogo na Liga dos Campeões. Com Juventus e Napoli classificados, o Milan disputa o último lugar com a Fiorentina (69 a 67 pontos).

Na última rodada, o Rubro-Negro italiano enfrenta o Siena, fora de casa, e a Viola pega o Pescara, também longe de seus domínios. A Lazio também sonha com uma vaga na Liga Europa, precisando vencer o Cagliari e torcer contra a Udinese, que pega a Inter de Milão.

Os rebaixados para a Série B italiana já estão definidos antes mesmo do fim do campeonato. Pescara, Siena e Palermo não disputam a elite do futebol italiano na próxima temporada.

Barcelona divulga foto em homenagem à equipe campeã (Foto: Divulgação)ESPANHA

O futebol espanhol, ao contrário das outras grandes ligas, tem ainda três rodadas para a definição dos últimos detalhes. Com o título garantido pelo Barcelona, o foco fica nas brigas pro vagas europeias e contra o rebaixamento.

Além do próprio Barça, Real Madrid e Atlético de Madrid já estão garantidos na próxima Liga dos Campeões. Na briga pela última vaga, o favorito é a Real Sociedad, que tem 58 pontos, está em quinto, mas tem um jogo a menos que o Valencia, quarto colocado com 59 pontos. Málaga e Bétis correm por fora.

Na briga contra o rebaixamento, seis times lutam contra três "vagas" na Série B. Osasuña, Granada e Zaragoza estão em situação privilegiada, enquanto Deportivo, Celta e Mallorca seguem na zona da degola.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade