PUBLICIDADE

Rebelo proporá a Cuba projeto de cooperação com ajuda do São Paulo

12 fev 2013 - 19h49
(atualizado às 20h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil irá propor nesta terça-feira a Cuba a realização de um projeto para desenvolver o futebol do país caribenho com a ajuda do São Paulo, que deverá começar neste ano como parte da cooperação esportiva bilateral.

"Vamos fazer a Cuba uma proposta integrando a cooperação técnica entre a Federação Cubana de Futebol e o São Paulo. Já viajei com a autorização do clube para apresentar a proposta", anunciou hoje em Havana o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

O dirigente, que está em Cuba para uma visita de trabalho, disse em entrevista coletiva que o projeto envolve assistência técnica para jogadores e treinadores cubanos através da equipa paulista.

"Nossa intenção é oferecer o que melhor temos para essa cooperação", acrescentou o ministro. Rebelo afirmou ainda que o Brasil deseja que Cuba desenvolva seu próprio estilo e aprofunde sua técnica no futebol.

O ministro disse que o acordo buscará dar os primeiros passos para "algo que não seja impossível de cumprir", e não descartou que jogadores da ilha possam ser convidados por clubes brasileiros para atuar como aprendizes.

"Pode ser que os cubanos joguem uma temporada em São Paulo e que os brasileiros possam jogar uma temporada em Cuba", explicou.

Na visita do ministro brasileiro a Havana, ambos os países concordaram ontem em ampliar a cooperação esportiva com o estabelecimento do Grupo de Trabalho de Seguimento do Programa de Atividades para os anos 2013-2016.

O acordo contempla fundamentalmente o esporte para pessoas com algum tipo de deficiência, comunitário, popular, de massas e de alto rendimento.

Rebelo disse hoje que sua visita a Cuba, além disso, "integra" os esforços do Brasil para melhorar seu desempenho no quadro de medalhas do Jogos Olímpicos Rio 2016.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade