PUBLICIDADE

RedeTV! oficializa proposta única; Clube dos 13 analisa

11 mar 2011 - 11h47
(atualizado em 24/3/2011 às 14h16)
Compartilhar

Celso Paiva
Direto de São Paulo

Com as desistências de Globo e Record, a RedeTV! oficializou na tarde desta sexta-feira a proposta única da licitação para adquirir os direitos de transmissão na TV aberta para as três próximas edições do Campeonato Brasileiro (2012 a 2014). A própria emissora confirmou no ar que está na disputa, enquanto dirigentes de alguns clubes da Série A estão reunidos neste momento na sede do Clube dos 13, em São Paulo, para analisar os valores oferecidos pela empresa.

Logo na chegada, os cartolas foram surpreendidos com a decisão da Record de cancelar a participação na licitação após vários clubes, como Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Vasco, Fluminense Botafogo e Cruzeiro, terem optado por negociar separadamente do Clube dos 13. O fato dividou os integrantes e estabeleu "racha" na entidade.

Os presidentes Alexandre Kalil (Atlético-MG), Juvenal Juvênio (São Paulo), Marcos Malucelli (Atlético-PR), Jair Cirino dos Santos (Coritiba), Marcelo Guimarães Filho (Bahia), além do primeiro vice-presidente do Internacional, Luís Anápio Gomes, conversam com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e o diretor executivo da entidade, Athaíde Gil Guerreiro.

Os dois representantes da associação foram os primeiros a chegar na sede da entidade, em São Paulo, seguidos por integrantes de Coritiba, São Paulo, Bahia, Internacional e Atlético-PR. O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, foi o último a chegar no encontro, que já dura mais de duas horas. Na chegada, o primeiro vice-presidente do Internacional ainda não sabia da desistência da TV Record, anunciada na manhã desta sexta-feira.

Entenda a confusão no Clube dos 13:

No ano passado, o Cade entrou em acordo com o Clube dos 13 e proibiu que a Globo, atual detentora, tivesse privilégio de cobrir a maior oferta pelos direitos do Brasileiro.

Para cumprir o pedido, a entidade criou uma série de regras para a licitação dos Brasileiros dos próximos três anos anos, mas alguns times ficaram temerosos em perder a parceria com a emissora de maior audiência do Brasil.

O Corinthians foi o primeiro a reclamar e anunciou que iria negociar de forma separada, além de requisitar a saída do Clube dos 13.

Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Coritiba, Santos e Cruzeiro saíram em seguida. Insatisfeita também com o processo, a Globo optou por deixar a licitação e negociar com os times de forma separada.

Nesta sexta-feira, foi a vez de a Record anunciar a desistência em nota oficial emitida momentos antes do anúncio na sede do Clube dos 13. No documento, a emissora alegou que a concorrência dividiu a entidade e que alguns clubes "indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora". Assim, avisou que "não aceita participar de um jogo com cartas marcadas". Com isso, a RedeTV! se tornou a única emissora que restou no processo para TV aberta.

Profissionais de imprensa aguardam decisão do Clube dos 13 sobre direitos do Campeonato Brasileiro
Profissionais de imprensa aguardam decisão do Clube dos 13 sobre direitos do Campeonato Brasileiro
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade